O livro Trading Chaos, escrito pelo trader Bill Williams e considerado um clássico do mercado financeiro, ganhou versão em português que está em pré-lançamento no país: Trading Chaos: aplicando técnicas especializadas para maximizar lucros. Clique aqui para acessar a página de pré-lançamento
Lançada em 1995, a obra ainda não tinha sido traduzida no Brasil. A responsável pela edição em português é a casa de análises Convex Research. O CEO da Convex, Richard Rytenband, escreveu o prefácio da edição.
“Com a missão de compartilhar conhecimento de base com o investidor brasileiro que deseja mudar de patamar e dividir as fontes de conhecimento que me permitiram avançar de forma consistente como investidor profissional, é uma imensa satisfação para mim, ter a oportunidade de disponibilizar pela primeira vez no Brasil a obra de Bill Williams”, escreveu Rytenband em um trecho do prefácio.
O CEO da Convex aponta que a versão em português resgatou diversas preciosidades da primeira edição que ficaram de fora das edições posteriores, como calcular as chamadas janelas de consenso para entender que forças estão dominando o mercado (se de alta ou de baixa).
“Além disso, ela quebra a barreira do idioma, com um livro fantástico, que até hoje não tinha sido disponibilizado também na versão em português brasileiro”, continua o economista.
A Teoria do caos como modelo de organização
Bill Williams dedica os primeiros capítulos do livro a aspectos psicológicos e comportamentais, descrevendo as razões pelais quais muitos investidores fracassam. (Clique aqui para ler o artigo com a resenha do livro).
Logo depois, é apresentada a teoria do caos como modelo de organização. A natureza e o cérebro humano são caóticos, portanto, é de se esperar que os mercados também sejam.
Ao contrário do que muitos pensam, o caos, abordado pelo autor se a refere a um nível diferente e mais alto de ordem. O problema é que fomos ensinados a enxergar o mundo através de um padrão linear e temos dificuldade para entender os sistemas dinâmicos complexos – a irregularidade e o caos fazem parte desses sistemas complexos.
Ainda no prefácio, Rytenband afirma que as abordagens tradicionais não são suficientes para que os investidores obtenham retornos consistentes. Daí a importância de uma obra como Trading Chaos. “O mundo real é muito mais caótico e não linear do que a maioria das ferramentas e modelos presumem”, afirma. “É preciso buscar abordagens que lidem com o mundo real”, conclui o economista.