Essas lições de Charlie Munger que separamos são para você que está em busca de aprimoramento de sua estratégia de investimentos.
Detentor de um patrimônio que é contabilizado em US$2,2 bilhões, Charlie Munger é conhecido por ser o “braço direito” de Warren Buffet há mais de 40 anos. Juntos, propagam uma estratégia de investimentos que os ajudou a construir um verdadeiro império financeiro.
Charlie é o atual vice-presidente da Berkshire Hathaway, conglomerado empresarial que tem Buffett como CEO. Atualmente, a holding possui marcas como GEICO, Duracell, Dairy Queen e Helzberg Diamonds.
Apesar de ter iniciado sua carreira como advogado, foi no mercado financeiro que conseguiu pôr em prática seus valores sobre o que considera como uma boa estratégia de investimentos, levando-o a obter ganhos consistentes e retornos acima da média.
Saber quais são esses ensinamentos e conseguir aplicá-los na sua rotina como investidor certamente o fará ter resultados melhores ao decorrer do tempo.
Vamos lá?
As 8 lições de Charlie Munger, um dos maiores investidores da atualidade
Saiba quais são suas competências
“O conhecimento verdadeiro é reconhecer que você não sabe nada”
Charlie explica que ao invés de tentar ser brilhante, o bom investidor foca apenas em áreas que possui domínio, concentrando-se em ficar muito bom naquilo que conhece.
Avaliando melhor o próprio conhecimento, a chance de se cometer erros e correr riscos diminui, e, consequentemente, a exposição do patrimônio ao risco de ruína também.
Pense sempre a longo prazo
Outra das principais lições de Charlie Munger diz que a paciência é uma das maiores virtudes de um investidor.
Diferentemente daquilo que classifica como “especulador”, o investidor foca no longo prazo, realizando análises sobre um determinado ativo.
Por outro lado, o especulador permanece nas tentativas de previsão do preço do ativo, para que possa apostar em uma direção que o beneficie.
Na visão de Charlie, saber esperar ajuda a transformar investidores medianos em bons investidores.
É nessa visão que ele sustenta a tática do “buy and hold”, que consiste em adquirir ações subvalorizadas e “segurá-las” na carteira até conseguir lucros relevantes ou até que a companhia perca seus fundamentos.
“Há algumas vantagens para o investidor entrar em uma posição em que você faz alguns poucos bons investimentos e simplesmente espera. Você pagará menos para sua corretora, ficará imune a muitas besteiras ditas por aí e será beneficiado pelos juros compostos.”
Saiba lidar com as mudanças
A partir do momento que o investidor aceita a volatilidade característica do mercado, é possível tirar proveito de oportunidades que possam surgir.
Eventos inesperados podem vir a ocorrer, fazendo com que consequências na dinâmica do mercado tenham a efeitos fatais. O bom investidor é aquele que, sabendo desse aspecto, já se prepara antes mesmo da bomba estourar.
“A vida, em parte, é como um jogo de pôquer, no qual você tem que aprender a desistir às vezes quando está segurando uma mão muito querida, você deve aprender a lidar com erros e novos fatos que mudam as probabilidades.”
Analise muito e compre pouco
Para minimizar ainda mais os riscos, Munger recomenda que a carteira de investimentos fique sobre um número reduzido de ações, mantendo sempre um padrão de compras.
Mas, antes de comprar, o investidor afirma que o ideal é analisar minuciosamente a empresa. Assim como Buffett, Charlie defende a ideia de que ao adquirir uma ação, você se torna dono de uma parte da empresa, então, é preciso saber muito bem com o que está lidando.
Munger é conhecido por buscar empresas com boa rentabilidade, governança adequada e vantagens competitivas à preços justos, ou seja, que sempre ofereçam uma margem de segurança.
Saiba mais sobre a estratégia e trajetória do investidor:
Procure estar constantemente aprendendo
“Não existe uma fórmula única. Você precisa saber muito sobre negócios, natureza humana e números … Não é razoável esperar que exista um sistema mágico para fazer isso por você”.
Charlie é um grande defensor da busca por conhecimentos, prática que, segundo ele, deve ser feita incessantemente durante a vida inteira. Para ele, o investidor que busca aprender se torna mais preparado para o sistema.
Valorize elogios e recompensas
Com sua experiência de décadas no mercado financeiro, Munger observou que ao receber prêmios por atingir bons resultados, uma pessoa trabalha muito melhor, já que estará focada em adquirir ainda mais recompensas.
Não se prenda a fatores macroeconômicos
O investidor diz que é insuficiente tentar compreender o contexto apenas por fatores relacionados ao cenário macroeconômico.
Então, mesmo que você saiba de diversos fatores e índices sobre o comportamento da economia, não será possível prevê-los e controlá-los de forma que guie seus investimentos.
Foque em conhecer e entender aquilo que esteja dentro da sua zona de controle, como onde direcionará seus futuros aportes.
“A maioria das pessoas é muito irritável, se preocupa demais. Sucesso significa ser muito paciente, mas agressivo na hora certa”.
Mais uma lição de Charlie Munger: Esteja rodeado de pessoas em quem possa confiar
Ao lado de pessoas que possuam uma linha de pensamento alinhada à sua, e, além disso, se mostrem confiáveis, se torna muito mais fácil poder agir com mais autonomia e firmeza nos investimentos.
“Nós queremos pessoas em quem todos os aspectos de sua personalidade fazem com que você queira estar perto delas. Confiança, primeiro. Habilidades, depois.”