• Investimentos

Na hora de investir, não seja como o gigante Anteu

Num de seus livros memoráveis, o “Skin in the game”, Nassim Taleb descreve uma das principais histórias da mitologia grega: a trajetória do gigante Anteu, filho de Poseidon (deus do mar) e Gaia (deusa da Terra).

Extremamente vigoroso, Anteu obrigava aqueles que passavam pelo seu caminho a lutarem com ele, o que, invariavelmente, provocava a morte de seu oponente. Anteu era considerado invencível. Entretanto, toda essa força e prepotência não foram suficientes perante a sabedoria e perspicácia do lendário Hércules.

Durante o combate, Hércules deduziu que o vigor de Anteu tinha um motivo: o seu contato físico com a terra (sua mãe) e que, em solo, seria impossível superá-lo.

Dessa forma, seu objetivo era inviabilizar o contato de Anteu com a terra, fazendo-o perder sua força. E assim o fez. Hércules tirou Anteu do chão e o manteve erguido até sua morte.

O objetivo de Nassim Taleb ao narrar essa passagem mitológica é de vital compreensão: a perda do contato com a realidade pode trazer, de fato, sérias consequências para sua vida. Trazendo esse conhecimento para o mundo dos investimentos, é possível tirarmos importantes conclusões como, por exemplo, fugir do excesso de confiança, não se considerando imbatível.

É necessário manter sempre a humildade, os “pés no chão” e basear sua tomada de decisões exclusivamente lastreada em fundamentos. Caso contrário, o Hércules (Senhor Mercado) pode encontrar seu ponto fraco e dizimar seu patrimônio. 

Hércules e Anteu Por Antonio Pollaiuolo, 1475 Galleria degli Uffizi
Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • twitter
  • linkedin

Bolsa de valores

icone caixa de correio Assine nossa newsletter Receba nossas novidades por e-mail. Assine a newsletter

Matérias relacionadas