• Negócios
  • Tecnologia

WhatsApp é mais popular que Facebook entre empresas brasileiras

Conforme a pesquisa TIC Empresas 2021, divulgada nesta quarta-feira (21) pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), o WhatsApp superou o Facebook entre 2019 e 2021, se tornando a plataforma mais popular entre as empresas. Hoje, 72% delas têm uma conta no aplicativo de mensagens.

Como a última edição do estudo foi feita em 2019, esta é a primeira que leva em conta os efeitos da pandemia.

“O Brasil já estava num processo de transformação digital, e a pandemia acelerou isso ainda mais, inclusive entre as pequenas e médias empresas, que foram obrigadas a entrar no mundo digital”, disse Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação).

Em 2019, a proporção de empresas com perfil no WhatsApp era de 54%. O crescimento de 18 pontos percentuais no período só foi menor que o do Instagram, TikTok, Snapchat ou Flickr.

Entre as empresas, 44% tinham um perfil em alguma dessas quatro redes sociais há três anos. Em 2021, o percentual cresceu para 66%.

Porém, o Facebook apresentou estabilização. O app passou de 59%, em 2017, para 62%, em 2019, e 65%, em 2021. Hoje, 87% das empresas têm uma conta em alguma rede social.

Em termos de conectividade, o percentual de empresas que usa fibra ótica para acessar a internet passou de 67%, em 2019, para 87%, em 2021, puxado pelas empresas de pequeno porte (com 10 a 49 funcionários).

No ano de 2017, esse tipo de conexão, mais estável e rápido, era menor que o da rede DSL (via linha telefônica), hoje presente em 36% das empresas.

O percentual de empresas que venderam pela internet subiu de 57% para 73% entre 2019 e 2021. O crescimento foi puxado pelas pequenas empresas, que saíram de 57% para 74%, e pelo setor de alojamento e alimentação, que subiu de 59% para 81%.

Novas tecnologias

Além disso, a pesquisa TIC Empresas também destacou a adesão às chamadas novas tecnologias, como serviços em nuvem, segurança digital, automatização e inteligência artificial.

Os dados mostram que 76% das grandes empresas pagaram por software de segurança. Levando em conta empresas de pequeno e médio porte, o percentual cai para 44%. Serviços em nuvem como e-mail e armazenamento de arquivos já chegam a cerca de metade das empresas.

Tecnologias de inteligência artificial estão presentes em 13%. A presença, porém, é mais forte entre grandes empresas e entre aquelas que trabalham com informação e comunicação. Dentro desse percentual, 73% das empresas usaram a IA (Inteligência Artificial) para automatizar processos de fluxos de trabalho.

No total, e pesquisa entrevistou 4.064 empresas com dez ou mais funcionários entre agosto de 2021 e abril de 2022.

Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • twitter
  • linkedin

Bolsa de valores

icone caixa de correio Assine nossa newsletter Receba nossas novidades por e-mail. Assine a newsletter

Matérias relacionadas