Com 5.778 unidades licenciadas, o Volkswagen Gol foi o modelo mais vendido no mercado nacional durante a primeira quinzena do mês de julho, segundo um levantamento feito pela agência Autoinforme com base no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).
No mês passado, o modelo havia chegado à segunda posição, atrás da picape Fiat Strada, que é vendida por a partir de R$ 93.890. No site da Volks, o preço do Gol parte de R$ 75.490.
O resultado pode ser atrelado ao fato de que a geração atual do carro saíra de linha, com entregas feitas a locadoras e demais empresas que lidam com frotas.
De acordo com a Fenabrave (associação dos distribuidores), 81% dos 9.435 Gols emplacados em junho foram comercializados por meio de vendas diretas. Ou seja, a maior parte dos clientes usa CNPJ em vez de CPF. O mesmo acontece com a Fiat Strada.
Contudo, o dado positivo de julho não tende a se repetir no próximo mês, visto que a Volkswagen dará 20 dias de férias coletivas em agosto para 800 funcionários da fábrica na qual se produz o Gol, localizada em Taubaté (interior do estado de São Paulo).
A pausa se deve à escassez de semicondutores, problema que vem assolando as condições de produção da indústria ao longo de toda a pandemia de Covid-19.