No mês de outubro, a startup brasileira Caffeine Army dá mais um passo em sua trajetória com pouco mais de 5 anos de história: a internacionalização de suas operações nos Estados Unidos. O processo é resultado de um investimento de R$ 1 milhão feito nos últimos quatro meses de 2022.
Fundada pelo até então estudante de engenharia, a startup é pioneira quando o assunto é bebidas energéticas naturais a base de café.
“Entramos em 2021 com esse objetivo traçado em nossa estratégia e, desde então, viemos desenvolvendo a estrutura necessária para fazer acontecer. O empurrão extra que recebemos foi a quantidade de pedidos através de nossos canais de comunicação”, disse o CEO e fundador da empresa, Bruno Army.
Segundo Bruno, os consumidores brasileiros, que já conhecem e costumam levar o produto por conta própria para os Estados Unidos, serão os primeiros clientes em solo americano e os porta-vozes da marca.
A escolha do mercado norte-americano pela empresa foi feita por meio de uma validação da funcionalidade do sabor dos produtos com alunos da Universidade de Califórnia/Berkeley. O resultado foi positivo, com NPS (sigla de Net Promoter Score, pesquisa de satisfação e fidelidade de consumidores) maior que 70.
Nos Estados Unidos, o produto apresentará o nome de “Caffeine Army/Smart Energy Coffee”, com as informações dos rótulos adaptadas ao idioma local. A compra dos produtos estará liberada para os estadunidenses já em outubro, via e-commerce da marca e pelos canais de venda: Amazon e Shopify.
O acesso ao catálogo da Caffeine Army será completo.
Estratégia de marketing em torno da internacionalização
O head de marketing da Caffeine Army, Murilo Allan, desenvolveu um plano de comunicação alinhado com o de grandes marcas que, mesmo sendo globais, conseguem ter uma forte presença local.
“O objetivo é conseguir se inserir no contexto cultural americano, entendendo suas necessidades, aquilo que os inspira e conversando com os eventos do país. A ideia é que seja um plano único e que se difere das estratégias brasileiras”, comentou Allan.
Os novos consumidores terão um um site próprio da marca, perfil nas redes sociais exclusivo para o país a criação de uma comunidade em torno da marca nos Estados Unidos.
“Seguindo este caminho, vamos nos concentrar em comunicações que falam com o contexto dos consumidores dos EUA, que são culturalmente interessados em serem apresentados a novidades”, explicou Murilo.
Um pouco mais sobre a Caffeine Army
A marca foi criada em 2016 com uma pequena seleção de produtos para fazer a mistura do Bulletproof coffee. No blog, eram comercializados os três produtos necessários: café arábica, manteiga ghee e óleo de coco.
Mas, foi em 2018 que, motivado por sua paixão pelos esportes e a preocupação com a saúde e bem estar, Bruno Army decidiu empreender no mercado de wellness e fundar a Caffeine Army, primeira marca a produzir e vender bebidas energéticas a base de café no Brasil.
No mesmo ano, a empresa lançou o SuperCoffee 1.0. Atualmente, a linha contém onze produtos em três tamanhos, três sabores, e barrinhas energéticas.
Neste ano de 2022, a empresa concluiu um processo de rebranding, comemorando seu melhor ano fiscal com previsão de faturamento na casa dos R$150 milhões – sendo 70% vindo das lojas físicas e 30% das vendas por e-commerce.
No quesito de distribuição e alcance, a Caffeine Army possui mais de 7 mil pontos de venda em todos os estados brasileiros e 200 funcionários divididos entre o escritório, em Salvador, e fábrica e logística, no interior de São Paulo.
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