Além de ter recebido o prêmio J.D. Power 2022 pela Maior Satisfação do Cliente entre as operadoras low-cost na América do Norte, a companhia Southwest Airlines anunciou ontem que pretende investir mais de US$2 bi em um plano para implantar a próxima geração de Experiência do Cliente para seus passageiros.
Segundo a companhia, o objetivo do aporte é aprimorar e simplificar a jornada dos clientes, desde a reservas de viagens até o voo, passando pelas viagens até os aeroportos utilizados, de forma a proporcionar uma experiência ainda mais agradável, eficiente e produtiva.
A principais mudanças confirmadas pela Southwest Airlines são:
- Aprimorar a conectividade Wi-Fi a bordo de aeronaves;
- Instalar em seus aviões conexões de energia de última tecnologia para carregar dispositivos pessoais em cada assento;
- Oferecer compartimentos de bagagem internos maiores, com mais espaço e acesso mais fácil aos itens transportados pelos passageiros;
- Lançar uma nova categoria de tarifa com maior flexibilidade e valor, a Wanna Get Away Plus;
- Introduzir mais opções de entretenimento e uma seleção mais ampla de bebidas na cabine;
- Habilitar novos recursos de autoatendimento para trazer maior facilidade em fazer negócios com a Southwest, beneficiando Funcionários e Clientes.
“O topo da nossa lista é dar aos nossos clientes conexões confiáveis no ar para as coisas que são importantes e acessíveis a eles em terra. Estamos investindo em nossa conectividade a bordo e na largura de banda disponível para cada cliente com tecnologia atualizada que agora está sendo instalada em nossa frota, além de conectar os clientes à energia no assento para manter seus dispositivos carregados enquanto estiverem no ar”
declarou Ryan Green, vice-presidente sênior e diretor de marketing da Southwest
Entre os objetivos da empresa, a atualização do equipamento WiFi nas aeronaves é um dos principais. Os hardwares serão da mais recente geração provedor de conectividade Anuvu, que é capaz de fornecer uma melhoria significativa na velocidade e largura de banda de até 10 vezes em relação ao usado atualmente.
Até o final deste mês, o novo equipamento estará disponível em 50 aeronaves e em outras 350 até o final de outubro. Testes já estão sendo feitos em algumas rotas no oeste dos EUA.
A empresa também fechou um acordo com o provedor de conectividade viasat, líder do setor, para fornecer internet de alta qualidade e programação de televisão ao vivo a bordo de aeronaves recém-entregues a partir do outono deste ano.
Planejamento para 2023
Para o início do ano que vem, a Southwest Airline espera instalar portas de alimentação USB A e USB C de última geração em todos os assentos da sua frota de Boeings 737 MAX, com um sistema de economia de espaço que não comprometerá o espaço para as pernas.
“A capacidade de manter seus dispositivos carregados enquanto você está conectado a bordo é uma solicitação que ouvimos consistentemente em conversas contínuas com nossos clientes. Estamos constantemente ouvindo nossos funcionários e clientes em busca de oportunidades de melhoria”
explicou Tony Roach, Vice-presidente de Experiência do Cliente e Relações com o Cliente da empresa.