Empresário, executivo de negócios, filantropo e CEO da MicroStrategy, Michael Saylor é uma grande personalidade do mercado financeiro da atualidade.
Saylor nasceu em Lincoln, no estado do Nebraska, em 1965. Filho de um sargento-chefe da Força Aérea dos Estados Unidos, ele passou a infância em diversas bases da força aérea ao redor do mundo. Foi aos 11 anos que sua família se estabeleceu definitivamente em Fairborn, no estado de Ohio.
Desde pequeno ele possuía o sonho em comum de diversas crianças da época que assistiam a Guerra Fria se desenrolar: ser astronauta. Com um ótimo desempenho escolar, se matriculou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) através de uma bolsa integral do Corpo de Treinamento de Oficiais da Reserva da Força Aérea.
Durante a graduação, fez parte da fraternidade Theta Delta Chi, local onde conheceu seu futuro sócio de negócios e co-fundador da MicroStrategy, Sanju K. Bansal.
Sua formação se deu em 1987, com especialização dupla em aeronáutica e astronáutica, e em ciência, tecnologia e sociedade. Na época, por estar completamente fascinado por aplicações de tecnologia de simulação computacional a políticas públicas e estratégias de negócios, defendeu a tese “Um modelo matemático de uma cidade-estado italiana renascentista”.
Com a graduação concluída e finalizado o treinamento de oficial de voo na Base Aérea de Lackland, localizado na cidade de San Antonio (Texas), Michael foi comissionado como segundo-tenente na Força Aérea dos Estados Unidos.
Em uma entrevista dada ao SALT Talks, o empresário disse que seus últimos anos de estudo foram totalmente influenciados por duas situações: a diminuição dos investimentos por parte do governo sobre as Forças Armadas, e, de forma equivocada, um diagnóstico de problema cardíaco que o retirou do objetivo final de se tornar astronauta.
Parte então da Reserva da Força Aérea, sua carreira partiu para a área de consultoria focada na construção de simulações de computador para apoiar decisões estratégicas em empresas. Em 1987, conseguiu seu primeiro emprego na The Federal Group Inc, porém, sua trajetória não foi bem-sucedida.
Desempregado, Michael considerou a possibilidade de retornar à faculdade para conseguir um Phd. Porém, nesse período surgiu uma oportunidade que seria o pontapé para a fundação da sua futura empresa.
Com 23 anos, passou a atuar como consultor interno da DuPont, empresa fornecedora de produtos químicos, na qual elaborou modelos computacionais de previsão estratégicas dos principais mercados e reuniu fundos para a fundação da MicroStrategy.
Com os recursos teórico e financeiro adquiridos, em 1989, com apenas 24 anos de idade, Saylor cria ao lado de seu antigo colega de fraternidade a MicroStrategy, uma empresa que fornece inteligência de negócios, software móvel e serviços baseados em nuvem.
No início de sua atuação, a empresa desenvolvia softwares para mineração de dados, passando a se concentrar em softwares para inteligência de negócios anos depois.
Seu primeiro grande cliente, e que mudaria os rumos da empresa definitivamente, foi o McDonald’s. Com um contrato de US$10 milhões, a MicroStrategy ficou responsável pelo desenvolvimento de aplicativos de análise da eficiência das promoções. Após isso, Saylor abriu sua mente para a possibilidade de criar um software de inteligência de negócios que permite empresas utilizarem seus dados para obter insights.
Com uma abordagem pioneira de inteligência de negócios, a MicroStrategy passou a crescer constantemente. Em 1996, Saylor foi eleito como o “Empreendedor do Ano” pela KPMG Washington High-Tech. No ano de 1998, o capital da empresa foi aberto com uma oferta inicial de 4 milhões de ações valendo US$ 12 cada. No primeiro dia de negociação, esse valor foi dobrado.
Em 1999, o empresário foi destacado como um “inovador com menos de 35 anos” pelo MIT Technology Review. Porém, essa crescente prosperidade e sucesso da empresa contou com um grande obstáculo em meados de 2000. Por conta de uma acusação de fraude financeira por parte da Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos contra Michael e mais dois outros executivos da MicroStrategy, o empresário quase perdeu todo seu patrimônio em apenas dois dias.
A acusação implicava no fato de que relatórios emitidos pela empresa alegavam sucessivos lucros desde 1997, mas que, na realidade, eram consideráveis perdas. No final daquele ano, Saylor chegou a um acordo com a SEC de que US$350 mil seriam pagos por cada um dos acusados, totalizando em uma multa de aproximadamente US$10 milhões.
Devido a tudo isso, as ações da empresa caíram bruscamente, fato que, para a maior parte das pessoas, implicava na total falência de Michael Saylor dentro do mercado financeiro. Porém, sua superação foi totalmente inesperada, fazendo a empresa retornar ao patamar de grandes atuações e alocações beneficiadas pela onda digital dos últimos anos.
Atualmente, a plataforma MicroStrategy conta com painéis interativos, relatórios formatados, simuladores e consultas ad hoc. No total, possui mais de quatro mil clientes, como Coca-Cola, Johnson & Johnson e Starbucks. Listada na Nasdaq (MSTR) e negociada no Global Select Market (NGQS), sua capitalização de mercado é de US$ 7 bilhões.
Além da sua atuação na MicroStrategy, Michael administra o Saylor Academy, um site focado em oferecer educação gratuita. Lançado em 2008, o Saylor.org conta com mais de 100 cursos universitários gratuitos, e, até o momento, já atendeu mais de 600 mil alunos.
Considerado como o pai da análise relacional, Michel Saylor controla hoje 72% do poder de votação da MicroStategy, com 24% das ações. Atuante nas áreas de análise da web, análise distribuída, análise móvel, computação em nuvem, identidade móvel e IoT, é também um dos maiores defensores do mercado de criptomoedas.