Para explorar os requisitos de infraestrutura que fazem parte da operação de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical no Brasil, uma parceria entre cinco empresas foi anunciada nesta semana.
Incluindo a Gol e Avolon, o projeto visa analisar e definir o design e as localizações de vertiports, aeroportos destinados aos eVtol, bem como outros requisitos de infraestrutura para as operações no país.
Com o conceito de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) desenvolvido, o Brasil deve se tornar um dos mercados pioneiros para serviços de eVtols.
A equipe especial da Corporación América Airports, dedicada à pesquisa e desenvolvimento do segmento de Mobilidade Aérea Avançada (AAM, na sigla em inglês) auxiliará o projeto com sua experiência de duas décadas em projeto, construção e operação de aeroportos, bem como gerenciamento de tráfego de passageiros.
Anteriormente, a Corporación América Airports já desenvolveu seu próprio projeto conceitual de vertiport e avançou na análise de tráfego AAM em vários países.
Segundo a iniciativa, como o Brasil conta com algumas das cidades mais congestionadas do mundo, a introdução do eVtol, como o VX4, da Vertical Aerospace, poderá transformar totalmente o modo como as pessoas se deslocam sobre a paisagem urbana.
A liderança ficou sobre a Gol, já que, em setembro de 2021, assinou um protocolo de intenções não-vinculante com a Avolon para a aquisição e/ou arrendamento de 250 aeronaves VA-X4.
“Ao nosso alcance, temos em mãos uma oportunidade única de unir os esforços de todas as partes envolvidas para criar um ecossistema operacional sustentável e seguro para os eVtol , com emissão zero de carbono, tanto no Brasil quanto fora dele. A Gol está empenhada em incluir novas e providenciais alternativas de conectividade com este novo modal aéreo, baseado em sua já extensa malha aérea”
disse Paulo Kakinoff, presidente da Gol.