Nesta quarta-feira (19), o Nubank anunciou planos para lançar sua própria criptomoeda, como parte de um novo programa de recompensas ao cliente. No comunicado, a fintech disse que a moeda digital “Nucoin” deve ser lançada no primeiro semestre de 2023, e será disponibilizada de graça para clientes no Brasil, na Colômbia e no México.
O objetivo com o lançamento é oferecer aos clientes benefícios como descontos e vantagens à medida que as Nucoins forem acumuladas. Até o momento, o banco ainda não forneceu detalhes sobre critérios de distribuição da criptomoeda.
Porém, antes do lançamento oficial, entre outubro e novembro deste ano, o Nubank promete selecionar 2 mil usuários para testar a novidade.
“Este projeto é mais um passo à frente em nossa crença no potencial transformador da tecnologia blockchain e em democratizá-la mais, indo além de comprar, vender e guardar criptomoedas no aplicativo Nu”, disse Fernando Czapski, gerente geral da Nucoin no Nubank.
Considerado como o maior banco digital do país, com 70 milhões de clientes, o Nubank conta com uma divisão de negociação de criptomoedas desde junho. A operação foi viabilizada pela Paxos, empresa responsável pela custódia dos ativos digitais.
A Nucoin será criada na blockchain Polygon, uma rede que roda em paralelo ao Ethereum (ETH) e é conhecida por oferecer transações rápidas e baratas.
Seu lançamento vem em linha com o Mercado Livre, que que anunciou em agosto a criptomoeda MercadoCoin, também ligada a um programa de fidelidade.
A MercadoCoin é negociável em exchanges e seu valor pode flutuar – não ficou imediatamente claro se as Nucoins seriam igualmente fungíveis, e se, após o lançamento, os clientes poderão sacar Nucoins para outras plataformas.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]