De acordo com o relatório Air Passenger Market Analysis, elaborado pela IATA – International Air Transport Association (Associação Internacional de Transportes Aéreos), que representa a indústria aérea mundial, o mercado de transporte aéreo está em recuperação em praticamente todo o mundo.
A exceção fica por conta da China, que enfrenta um cenário de maior receio no turismo devido às ondas recentes de casos de Covid-19.
Os destaques dos dados trazidos pelo relatório, referentes ao mês de abril, foram:
- A receita internacional de passageiros pagantes por quilômetro voado (RPKs) impulsiona a recuperação da indústria global em abril de 2022. Várias rotas aéreas estão acima dos níveis pré-pandemia, e o mercado internacional global relata um crescimento de 331,9% ao ano.
- A adoção de novas condições de entrada flexíveis de de viajantes estrangeiros em diversos países asiáticos promoveu maiores taxas de crescimento na região. No entanto, a divergência no ritmo da recuperação entre a região Ásia-Pacífico e outros mercados persistem.
- A variante Omicrom ainda impacta as viagens aéreas domésticas em geral. O declínio na China se aprofundou à medida que restrições estritas de viagem limitaram as viagens aéreas dentro, de e para o país. Os RPKs domésticos globais caíram 1,0% em abril na comparação de ano a ano.
- Inflação, preços elevados do querosene de aviação e baixa confiança do consumidor são pontos de preocupação para os próximos meses, mas as reservas internacionais, no entanto, mostram uma alta disposição para viajar para o exterior – uma tendência positiva que deve durar durante todo este verão.
O desempenho do mercado aéreo doméstico do Brasil, em relação à receita de passageiros pagantes por quilômetro voado (RPK – Revenue Passenger Kilometer), foi também um dos pontos destacados pelo relatório.
No mês de abril, os volumes do RPK no mercado doméstico tiveram um crescimento anualizado de 133,3% em abril, o que é 34,2% superior ao mês anterior. De acordo com o relatório da IATA, foi o melhor resultado obtido em todos os mercados domésticos analisados.