Após 30 anos no país, o McDonald’s anunciou nesta segunda-feira (16) que possui planos para vender toda a sua rede na Rússia, por conta dos acontecimentos ocorridos no conflito com a Ucrânia.
Em carta aos funcionários, Chris Kempczinski, presidente-executivo da companhia, disse que “é impossível ignorar a crise humanitária causada pela guerra na Ucrânia”.
A despesa contábil por conta da decisão está estimada em até 1,4 bilhão, já que a empresa possui aproximadamente 84% das mais de 850 lojas McDonald’s em funcionamento dentro da Rússia.
A decisão havia sido anunciada em março deste ano, mas, algumas lojas permaneceram abertas – como a filial da estação Leningradsky, em Moscou. No ano passado, o O McDonald’s gerou cerca de 9% (US$2 bilhões), de sua receita na Rússia e Ucrânia.
Uma das principais preocupações que vieram à tona foi a questão que envolve a rede de funcionários, porém, o McDonald’s disse que seus 62 mil empregados na Rússia continuem sendo pagos até o fechamento de qualquer transação e que tenham empregos futuros com qualquer comprador em potencial.
Além do McDonald’s, outras empresas de alcance global também fecharam suas portas na Rússia, como Starbucks, PepsiCo e Coca-Cola.