Conforme dados de um levantamento feito pelo Infojobs, 84,1% das empresas brasileiras estão com dificuldade para contratar profissionais. Grande parte da piora deste cenário foi por conta da pandemia de Covid-19, segundo a pesquisa.
O estudo foi feito durante o mês de novembro, contando com a participação de 815 profissionais que atuam em diversos segmentos. Os setores que tiveram maior número de participação foram o de comércio, TI e administração.
Entre os entrevistados, 62,6% falaram que encontrar um profissional qualificado é o maior desafio, já outros 9,2% falaram que o maior desafio é engajar os candidatos durante as etapas do processo seletivo.
No referente aos impactos trazidos pela pandemia de Covid-19, a pesquisa mostrou que:
- 31% dos entrevistados disseram que o currículo passou a ser enviado de forma virtual;
- 17% passaram pela adequação a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
- 15% passaram a fazer entrevistas por vídeo;
- 14% usaram um software de recrutamento e seleção.
Na parte da contratação, 34,6% do RH passa mais tempo na triagem de currículos, 23,9% em entrevista e 21,1% atraindo candidatos.
Entre as causas da dificuldade de contratação está a falta de preparo ou experiências adequadas dos profissionais.
Dentro da plataforma de recrutamento de inteligência artificial, Gupy, são postadas cerca de dez milhões de vagas por mês, sendo que 70 mil geram contratações, porém dez mil ficam abertas por um bom tempo devido a falta de pessoas qualificadas. Alguns postos chegam a levar mais de 100 dias para serem preenchidos.
Outro aspecto problemático é a falta de habilidades sociais – outro sintoma do isolamento causado pelo Covid-19.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]