A 4ª edição do estudo Net Love Score (NLS), produzido pela Ecglobal, empresa de pesquisas do Grupo Stefanini, mostra que entre as 5 marcas mais queridas pelos brasileiros, o iFood, WhatsApp e Havaianas estão no topo do ranking.
No ano passado, o Nubank era o líder, com iFood e Havaianas nas 2ª e 3ª colocações, respectivamente. Em 2020, o WhatsApp foi o líder, seguido de Netflix e YouTube. Já na 1ª edição do estudo, produzida em 2019, a líder foi a Nestlé.
A pesquisa contou com uma amostra de 4.170 pessoas, que responderam questões relacionadas a 30 categorias divididas em oito segmentos: eletrônicos e eletrodomésticos, FMCG (bens de consumo rápido), fashion e beleza, finanças, transporte, varejo, serviços e nova economia.
O objetivo do ranking é traçar uma “conexão emocional” entre consumidores e marcas. Também foram estudados outros 24 fatores de geração do vínculo com as marcas, com questões sobre atendimento de necessidades dos consumidores, impacto social e ambiental e presença na vida entrevistados.
O NLS se baseia em critérios como intensidade, preferência, fidelidade e amplitude para obter índices que variam entre -100 e +200 pontos e definem a colocação das marcas.
O ranking completo das 10 primeiras colocadas deste ano é:
- iFood: 93,5 pontos
- WhatApp: 88,5 pontos
- Havaianas: 88,0 pontos
- Coca Cola: 81,8 pontos
- Omo: 79,7 pontos
- Netflix: 75,8 pontos
- YouTube: 74,3 pontos
- Nestlé: 74,1 pontos
- Kibon: 73,9 pontos
- Samsung: 71,3 pontos