A Honda declarou nesta terça-feira que possui o objetivo de investir US$64 bilhões nos setores de pesquisa e desenvolvimento ao longo da próxima década.
A iniciativa caminha paralelamente ao plano da montadora de lançar globalmente 30 veículos elétricos até o ano de 2030.
Incluído no planejamento, a empresa diz estimar uma produção anual de 2 milhões de veículos elétricos até o ano em questão, passando a competir com a líder norte-americana Tesla.
Só na América do Norte, a Honda planeja criar uma linha dedicada especialmente para a produção dessa categoria de veículos, adquirindo baterias Ultium fabricadas pela General Motors (GM).
Passando a cooperar com a GM, a Honda desenvolverá uma série de veículos elétricos que serão comercializados por preços reduzidos, além da criação de uma joint venture para produção de baterias na região norte-americana.
Sobre o valor dos investimentos – que equivalem a 8 trilhões de ienes – o presidente-executivo da montadora, Toshihiro Mibe, declarou que a maior parte será destinada para processos de eletrificação e tecnologia de softwares,
Dentro deste plano, são apenas 43 bilhões de ienes voltados para o desenvolvimento de uma linha teste de produção de baterias de estado sólido, programada para começar a funcionar daqui a dois anos.