Na última terça-feira (28), a companhia aérea Gulfstream realizou o primeiro voo da aeronave G800, o jato executivo de maior alcance construído na história da empresa.
A aeronave foi anunciada em outubro do ano passado, e é derivada do também recém-lançado G700. Conta com uma cabine ligeiramente menor, mas com maior alcance que a permite voar por até 8.000 milhas náuticas (14.800 quilômetros) a Mach 0.85 ou 7.000 nm (12.964 km) a Mach 0,90.
O G800 partiu às 9h do aeroporto internacional de Savannah/Hilton Head, nos Estados Unidos, e pousou no mesmo duas horas depois.
“Anunciamos oito novas aeronaves na última década, estrategicamente programadas para capturar a demanda do mercado. Estamos vendo um grande interesse no G800, e este primeiro voo nos aproxima ainda mais de entregar um Gulfstream para cada missão”.
disse Mark Burns, presidente da Gulfstream
Neste primeiro voo, um dos destaques que avaliou o comportamento dinâmico foi a aeronave ter realizado uma mistura de combustível de aviação sustentável (SAF) com querosene.
Inicialmente, a Gulfstream pretendia entregar o primeiro G700 antes do final de 2022, seguido pelo primeiro G800 em 2023. Problemas nas cadeias de suprimentos vão causar atrasos de até seis meses no programa de desenvolvimento de cada modelo.
Entre os aspectos técnicos, o projeto aerodinâmico do G800 conta com asas de alta velocidade projetadas para voar próximo do regime transônico com máxima eficiência. O jato de negócios é equipado com os novos motores Rolls-Royce Pearl 700, que combinam elevada potência e baixo consumo de combustível, assim como menores emissões de poluentes e ruído.
O cockpit é equipado com a suíte de aviônicos Symmetry Flight Deck, com controle de voo ativo, além de contar com dez displays touch-screen, inclusive no overhead.
Já na cabine para os passageiros, inclui assentos ergonômicos feitos à mão, sistema de iluminação circadiana de alta definição, Ar 100% fresco, e nunca recirculado, sistema de purificação de ar por ionização por plasma.