Na manhã desta sexta-feira (20), o empresário Elon Musk desembarcou no Brasil para um encontro com o governo do presidente Jair Bolsonaro, informou Fábio Faria, ministro das Comunicações.
O encontro ocorreu por volta das 7h no Hotel Fasano de Porto Feliz (SP), a cerca de 120 quilômetros da capital paulista. Também estiveram presentes empresários e ministros de estado.
Faria explicou que a vinda do bilionário para o país se deve a tratativas sobre “conectividade e proteção da Amazônia”. A partir desde encontro, Elon Musk pretende implementar a internet da Starlink no país — a tecnologia já até possui preço oficial por aqui, mas ainda não foi liberada em território nacional.
Super excited to be in Brazil for launch of Starlink for 19,000 unconnected schools in rural areas & environmental monitoring of Amazon! 🇧🇷 🌳 🛰 ♥️
— Elon Musk (@elonmusk) May 20, 2022
A concessão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ao direito de exploração de satélite estrangeiro não-geoestacionário de baixa órbita para a Starlink foi feita em janeiro deste ano.
A empresa poderá oferecer seu serviço de satélite em todo o território brasileiro, com direito de exploração até 2027.
A concessão foi oficializada em novembro do ano passado, após reunião do ministro Fábio Faria com Musk nos Estados Unidos.
Em fevereiro de 2022, o governo do Amazonas também informou manter contato com a SpaceX para a instalação de tecnologia da empresa do bilionário no estado.
A estrutura será utilizada para monitorar a floresta amazônica e oferecer internet para 19 mil escolas em áreas rurais.