• Negócios

Disney demite atual CEO e anuncia retorno de Bob Iger ao comando da empresa

No último domingo (20), a Disney anunciou o retorno de Bob Iger ao cargo de liderança da empresa e, paralelamente, demitiu Bob Chapek, que assumiu o cargo em fevereiro de 2020.

Embora tenha se aposentado no último ano – depois de atuar durante 15 anos como executivo-chefe-, Iger concordou em atuar como CEO por mais dois anos.

A mudança se tornou efetiva de forma imediata, informou a Disney em um comunicado enviado à imprensa.

“O conselho concluiu que, à medida que a Disney embarca em um período cada vez mais complexo de transformação da indústria, Bob Iger está em uma posição única para liderar a empresa nesse período crucial”, disse Susan Arnold, presidente do conselho da Disney, em comunicado.

Neste mês, a empresa decepcionou investidores com um relatório de ganhos que indicava perdas contínuas em sua unidade de mídia de streaming que inclui o Disney+.

Em junho deste ano, o conselho da Disney votou unanimemente para estender o contrato de Chapek por três anos.

Porém, durante a gestão de Chapek, a Disney se envolveu em um conflito cultural interno depois de ter sido acusada de permanecer em silêncio sobre a legislação da Flórida que limitaria a discussão em sala de aula sobre orientação sexual e identidade de gênero.

A atuação de Bob Iger na Disney

Fonte: Twitter/Reprodução

A saída de Iger da Disney ocorreu enquanto a empresa liderava a batalha da indústria do entretenimento contra a Netflix nas guerras do streaming.

Porém, a desaceleração econômica e as altas taxas de juros prejudicaram o Disney+, fazendo com que a companhia tenha que se preparar para cortes profundos de custos.

“Sou otimista, e se aprendi uma coisa em meus anos na Disney, é que mesmo diante da incerteza – talvez especialmente diante da incerteza – nossos funcionários e membros do elenco alcançam o impossível”, afirmou Iger em um memorando aos funcionários visto pela Reuters.

Conhecido por ser um defensor da imagem familiar da Disney, Bob Iger comandou a empresa de 2005 a 2020 e permaneceu como presidente-executivo do grupo até o final de 2021.

Na visão de Susan Arnold, Iger tem “o profundo respeito do conselho de administração da Disney”.

Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • twitter
  • linkedin

Bolsa de valores

icone caixa de correio Assine nossa newsletter Receba nossas novidades por e-mail. Assine a newsletter

Matérias relacionadas