Em nota, o banco Capitual declarou que não procede a informação anunciada pela corretora Binance na última sexta-feira (24), de que estaria com um novo parceiro para normalizar problemas com negociações via real.
“O Capitual informa que os serviços prestados às exchanges internacionais com as quais tem parceria estão funcionando normalmente, portanto não procede à informação de que interrompeu as operações para a Binance. Atendendo a uma determinação do Banco Central, o Capitual trabalhou nos últimos dois meses em uma adequação de sua plataforma tecnológica para melhorar e individualizar o processo de verificação de identidade dos usuários para pagamentos em Reais, com o objetivo de reforçar controles e maior segurança nas operações envolvendo criptomoedas.”
Portanto, a informação vai contra àquela vinculada pela corretora, que afirmava que a falta de suporte causou a ruptura entre as empresas.
“A Binance, maior provedora global de infraestrutura para ecossistema blockchain e criptomoedas, anuncia a brasileira Latam Gateway como sua nova parceira de pagamentos, em substituição à Capitual, que não oferece mais serviços aos usuários desde a semana passada.”
declarou a Binance no final da última semana
Na nota atual, o Capitual reforça que teria apenas atendido a uma determinação do Banco Central de individualizar o processo de verificação de identidade dos usuários para pagamentos em reais.
A adequação era baseada na Circular nº 3.978/20 do Banco Central, que dispõe sobre controles internos que instituições reguladas pelo órgão devem adotar para prevenir a utilização do sistema financeiro em crimes como lavagem de dinheiro.
“As exchanges parceiras KuCoin e Huobi adequaram seus sistemas às modificações ocorridas na plataforma do Capitual e os serviços prestados a seus usuários em transações com reais acontecem regularmente. No caso da Binance, não houve essa adequação”,
explicou o banco
Dessa forma, o Capitual dá a entender que a decisão de deixar de usar seus serviços — ainda disponíveis — partiu da Binance.