No ranking publicado na última quinta (21) pelo Banco Central, o C6 Bank, com índice de 7, é o líder de reclamações no primeiro trimestre deste ano entre as 15 maiores instituições financeiras do país. Esta é a 3ª vez consecutiva que a instituição aparece no topo da lista.
Com mais de 16 milhões de clientes, o banco recebeu 1.265 queixas procedentes nos três primeiros meses do ano. Em segundo lugar na lista está o BTG Pactual/Banco Pan, com 68,20 pontos, tendo registrado 1.290 reclamações procedentes em uma carteira de 18,9 milhões de clientes. O banco Inter é o terceiro colocado, com 48,85 pontos, sendo 833 queixas procedentes em meio a 17 milhões de clientes.
O indicador considera o total de queixas tidas como procedentes dividido pelo número de clientes de cada instituição e multiplicado por um milhão. Quanto maior for a pontuação obtida, pior é o desempenho no período.
A maior parte das reclamações contra o C6 Bank foi sobre irregularidades relativas a “integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito.”
Juntamente estão irregularidades relativas aos serviços relacionados a cartões de crédito, bem como oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada.
As três instituições que lideram o ranking – C6, Banco Pan e Inter – declararam em nota que estão investindo esforços para promover melhorias na experiência de seus clientes.
Devido à greve dos servidores do BC, que durou de 1º de abril a 5 de julho, o primeiro ranking de reclamações do ano foi divulgado com defasagem de três meses. A lista seria originalmente publicada no dia 20 de abril.
Nesta quinta, o BC comunicou o cancelamento da divulgação da lista referente ao segundo trimestre, que estava prevista para este mês de julho. “
Pelo mesmo motivo [recente greve], o cálculo do ranking de reclamações do segundo trimestre restou prejudicado, impedindo sua publicação”
O BC afirma que programação voltará ao normal em outubro, quando será publicado o ranking com as queixas relativas ao terceiro trimestre do ano. Neste caso, o ranking de qualidade de ouvidorias foi descontinuado.
“Informações relevantes relacionadas ao serviço de ouvidoria das instituições reguladas
explicou a entidade monetária
serão incorporadas ao ranking de reclamações, ampliando a precisão e a qualidade da
análise”
Confira o ranking completo de reclamações referentes ao 1º trimestre de 2022:
Posição | Instituição Financeira | Índice | Reclamações | Clientes |
1º | C6 Bank | 77,69 | 1.265 | 16.218.908 |
2º | BTG Pactual/Banco Pan | 68,20 | 1.290 | 18.913.034 |
3º | Inter | 48,85 | 833 | 17.049.709 |
4º | BMG | 47,20 | 489 | 10.358.318 |
5º | Santander | 27,37 | 1.589 | 58.048.730 |
6º | Bradesco | 25,22 | 2.587 | 102.567.618 |
7º | Mercado Crédito | 24,96 | 800 | 32.050.707 |
8º | Original | 21,59 | 822 | 38.069.786 |
9º | PagBank-PagSeguro | 14,87 | 345 | 23.191.620 |
10º | Caixa | 13,17 | 1.911 | 145.044.033 |
11º | Banco do Brasil | 12,32 | 891 | 72.316.273 |
12º | Itaú | 12,26 | 1.136 | 92.631.221 |
13º | Votorantim (BV) | 8,17 | 179 | 21.892.612 |
14º | Nubank | 7,48 | 410 | 54.748.336 |
15º | Midway S.A. | 2,87 | 31 | 10.786.244 |
Nos últimos anos, o BC promoveu algumas mudanças de metodologia no ranking. Hoje, a lista é dividida em dois grupos, sendo o primeiro composto pelas 15 maiores instituições do país em número de clientes. Até o último trimestre de 2021, o rol era formado por dez entidades.
Entre as demais instituições que fazem parte do segundo grupo, o banco Digimais liderou o ranking de reclamações do BC, com 657,93 pontos, seguido por Master (601,71) e Neon (441,13).
Segundo a autoridade monetária, o acréscimo buscou “evidenciar à sociedade um retrato mais completo do mercado atual, cada vez mais dinâmico”.
O segundo grupo é formado pelas outras instituições, desde que tenham pelo menos 30 reclamações procedentes encerradas no trimestre.