Nesta quarta (19), o brasileiro Antonoaldo Neves foi nomeado como novo CEO da Etihad Airways, em substituição a Tony Douglas, que estava no cargo desde janeiro de 2018. Neves também assumirá um posto na RIA, nova companhia aérea da Arábia Saudita que será lançada em 2023.
Etihad Aviation Group has appointed Antonoaldo Neves as CEO. The former CEO of TAP, Portugal’s national airline, and President of Brazil’s Azul Airlines, will build on Etihad Aviation Group’s key role in #AbuDhabi’s continuing advance as a leading global sustainable aviation hub. pic.twitter.com/aEcbfTl9s8
— مكتب أبوظبي الإعلامي (@admediaoffice) October 19, 2022
Antonoaldo Neves atuou como presidente da Azul Linhas Aéreas, de 2014 a 2017, e CEO da TAP Air Portugal, de 2017 a 2020. Até o momento, estava no Conselho de Administração de uma plataforma de viagens fundada por ele próprio.
Mas, a partir de agora, o executivo deverá deixar as atividades para se dedicar à aérea dos Emirados Árabes, segundo a agência Reuters.
“A Etihad Airways é uma marca mundialmente conhecida no setor. Estou animado para embarcar neste novo papel e construir sobre a base sólida deixada por Tony e a equipe de gestão. Estou confiante de que a Etihad prosperará em novos patamares e continuará sua jornada de crescimento sustentável.”, declarou Neves.
Hoje também foi anunciado que o grupo controlador da empresa, o Etihad Aviation Group (EAG), teve o seu controle transferido para o fundo soberano de Abu Dhabi (ADQ), por meio do Conselho Superior para Assuntos Financeiros e Econômicos da região.
Segundo o comunicado enviado por e-mail e divulgado pela agência, “a transferência da EAG complementa os esforços da ADQ para transformar Abu Dhabi em um hub de aviação global ancorado na excelência de serviços aeroportuários de ponta a ponta”.
No final do primeiro trimestre, a companhia aérea teve lucro de US$ 296 milhões (R$ 1,56 bilhão).