A Nestlé escolheu o Brasil como mercado onde realizará o lançamento global da Nescafé Dolce Gusto NEO, máquina com tecnologia inovadora que poderá ser conectada ao celular e que utilizará cápsulas feitas com papel. A iniciativa busca oferecer não apenas a bebida “perfeita” mas também sustentável.
Além de ser o maior produtor global de café, o Brasil é o segundo maior consumidor global da bebida, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O país nos últimos anos tem ampliado a produção e o consumo de cafés de maior qualidade e valor agregado.
A novidade da Nestlé promete uma experiência personalizada, que será oferecida a partir de aplicativo.
A fábrica da Nestlé em Montes Claros (MG), a primeira unidade da companhia no mundo a receber certificação de Impacto Ambiental Neutro em todas as etapas industriais, também ajudou a viabilizar o lançamento no país.
A unidade é forte na pegada sustentável projetada no empreendimento, que exigiu investimentos de 300 milhões de reais, parte deles na nova linha de produção das cápsulas de NEO.
Ao antecipar o lançamento, Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil, em entrevista à Reuters, disse que “é a historia perfeita, eu diria”.
Melchior afirmou que a máquina inteligente e o sistema de cápsulas que se decompõem como cascas de frutas marcam mais um passo no caminho da “sofisticação” do consumo de café, não apenas em termos da bebida propriamente dita.
O NEO possui dez opções de café – seis da linha regular, dois orgânicos e dois da marca Starbucks – e o sistema projetado pelo Centro de Tecnologia da Nestlé na Suíça promete precisão na extração da bebida, além de vários métodos de preparo: ristretto, espresso, lungo, caseiro e americano.
O trem da sofisticação já saiu… Estamos trabalhando no valor agregado, na experiência do consumidor…”, acrescentou o executivo.
Com a decomposição natural das cápsulas de NEO no meio ambiente, não será mais necessária reciclagem das cápsulas, como acontece com as de Dolce Gusto da primeira geração, de plástico.
“Faz muito sentido que o Brasil seja o primeiro a ter o produto, é a primeira vez que lançamos um produto da Nestlé globalmente, fora da Europa”, destacou Rachel Muller, diretora executiva de Negócios Cafés e Bebidas da Nestlé Brasil.
Muller ressaltou o trabalho da fábrica de Montes Claros, com capacidade de fabricar 240 milhões de cápsulas/ano, localizada no maior Estado produtor de café do país.
Porém, executiva da Nestlé não divulgou projeção de vendas do novo produto, mas disse que Montes Claros será também um “hub” de exportação das cápsulas de NEO para América Latina.
Posteriormente, a companhia poderá expandir vendas para a Europa, mas a produção não necessariamente virá do Brasil.
As máquinas NEO serão importadas da China e estarão à venda no Brasil a partir de 1º de dezembro. Assim como as cápsulas, projetadas para preservar os atributos de qualidade do café graças à sua tecnologia ultrassônica que promove vedação hermética.
Com desligamento automático, para garantir consumo eficiente de energia, o preço sugerido da máquina será de 899 reais, valor que está no mesmo nível dos equipamentos de maior qualidade no mercado.
A Nestlé disse que consumidores interessados em NEO poderão se cadastrar em uma lista de espera de compras, pela internet, enquanto o produto não chega ao mercado em dezembro.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]