A Boeing foi o nome escolhido para representar a indústria aeroespacial dos Estados Unidos no desenvolvimento de soluções que ofereçam carbono zero no médio prazo. A decisão ocorre em meio ao esforço criado pela Casa Branca, em conjunto com o Fórum Econômico Mundial, para acelerar as pesquisas em tecnologias ambientalmente responsáveis.
É uma honra atuar como representante do nosso setor, comprometido em fazer parcerias com os membros da FMC e outras organizações para expandir os combustíveis de aviação sustentáveis e acelerar as tecnologias de baixa emissão de carbono para descarbonizar a aviação
disse Brian Moran, vice-presidente de políticas e parcerias globais de sustentabilidade da Boeing
O First Movers Coalition (FMC) foi criado no final de 2021 para aumentar o poder de compra de grandes empresas e acelerar o ritmo da descarbonização de setores industriais como transporte e produtos químicos.
Com a escolha da Boeing, a fabricante, que atravessa uma complexa reestruturação interna, em especial no setor de aviação comercial, se compromete a promover a comercialização de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF, na sigla em inglês) e o avanço de outras tecnologias de baixa emissão de carbono.
Só podemos nos manter no caminho para 1,5°C se impulsionarmos o mercado de tecnologias transformadoras de zero emissão de carbono para que se tornem tão competitivas em termos financeiros quanto as soluções atuais de emissão intensiva de carbono
acrescentou Nancy Gillis, chefe da First Movers Coalition
Enquanto define estratégias para o desenvolvimento de novas soluções, a Boeing deverá promover as tecnologias atuais e aumentar as parcerias do setor para expandir o fornecimento de combustível de aviação sustentável.
Entre as opções estudadas pelo setor aéreo é uso de novos materiais na construção de aeronaves, aerodinâmica refinada, novos conceitos de gestão de tráfego aéreo, entre outros.
Para trabalhar com as mais de 50 empresas da First Movers Coalition e outros parceiros do setor, a Boeing recrutou um dos principais especialistas em SAF. Como foi o caso de Robert Boyd, que deixou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês).
Na IATA, Robert liderou o trabalho de descarbonização, incluindo o avanço da implementação comercial do SAF e a abordagem de desafios políticos, econômicos, logísticos e de sustentabilidade.
Atualmente, a Boeing já aseia seus trabalhos de sustentabilidade, que incluem o programa ecoDemonstrator.
O projeto em si realizou uma série de avanços, como a promoção do primeiro voo de avião comercial usando combustíveis 100% sustentáveis em 2018, realizado por um 777F, da cargueira FedEx Express.
Em 2021, a fabricante fez parcerias com organizações do setor para descarbonizar o setor aeroespacial, incluindo SkyNRG, Alaska Airlines, Etihad Airways, NASA, Rolls-Royce e United Airlines.
Além disso, outro trabalho em andamento é o uso de soluções com hidrogênio, onde a Boeing tem experiência significativa, tendo realizado seis demonstrações diversas com a tecnologia nos últimos 15 anos.
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