Uma das metas da Americanas S.A. para 2023, segundo informações do Relatório Anual 2021 da companhia, é oferecer formação profissional na área de tecnologia para mais de 5 mil mulheres e proporcionar mais vagas de capacitação para jovens em situação de vulnerabilidade social.
No documento, o primeiro após a combinação das operações das Lojas Americanas com a B2W Digital, são informados os resultados das diferentes áreas de atuação da varejista e da sua estratégia ambiental, social e de governança (ESG).
Entre eles, está a criação de um programa de fomentação da educação em tecnologia direcionado ao público feminino, que oferecerá pelo menos 5 mil vagas em cursos gratuitos, distribuídas em diferentes regiões do país.
Outro plano da empresa é alcançar a meta de capacitar 100 mil jovens em situação vulnerável até o final do próximo ano, por meio dos programas de formação do grupo, previstos em um plano divulgado em 2014.
Até 2025, a Americanas prevê o aumento deste número, chegando a 500 mil pessoas atendidas.
Ainda nos segmentos de educação e igualdade de gênero, a companhia pretende ampliar o projeto Americanas na Favela, chegando a 50 comunidades atendidas no próximo ano.
Atualmente, a iniciativa está em sete localidades no Rio de Janeiro e em São Paulo, contribuindo para a capacitação dos moradores e a geração de empregos.
Além desses, a Americanas também citou no relatório o desenvolvimento de um programa para ampliar a inclusão de negros em cargos de liderança e alcançar 100 ONGs, instituições e/ou empreendedores sociais e capacitá-los são outros planos da varejista para 2023