Conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a TV paga convencional no Brasil perdeu 0,6% de seus assinantes em relação a março. Com a queda, a mídia conta agora com 13,2 milhões de assinantes.
O valor mais próximo do contingente atual é o registrado em 2011, que era de aproximadamente 12,8 milhões. Em 12 meses, a queda foi ainda maior, sendo de 6,6%. Mas, em 8 anos, a TV por assinatura perdeu quase 8 milhões de assinantes, aponta a Anatel.
A única região do país que cresceu foi a Nordeste, com uma alta de 0,3% em abril e, em 12 meses, +8,4%. O número atual de assinantes na região é de 2,09 milhões.
Em nota, a Anatel também destaca que, após dois anos de crescimento contínuo, a distribuição por fibra ótica no Brasil também começou a cair em janeiro deste ano. Os assinantes dessa modalidade em abril eram 1,326 milhão,-8.000 a menos que em março.
Porém, quando incluídas também as “caixinhas” das operadoras (Serviço de Acesso Condicionado) o número de assinantes total (TV paga tradicional + caixinhas), o número sobe para 15,5 milhões. Contudo, houve uma queda de quase 1% em relação ao mês anterior.