Informações obtidas pelo jornal O Globo mostram que, segundo Carlos Manuel Baigorri, presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o bilionário Elon Musk possui interesse em ofertar internet em voos comerciais no Brasil.
Após sua reunião com o governo, feita no dia 20 de maio, Musk juntamente com executivos da Starlink demonstraram para conselheiros da Anatel que vão trabalhar na obtenção da autorização da agência para a oferta de internet de banda larga aos passageiros dessa categoria de viagens aéreas.
Portanto, além de ter prometido conectar 19 mil escolas em áreas rurais no país, Musk “se mostrou muito interessado nesse mercado de aviação comercial e perguntou sobre a necessidade de outorga para oferecer internet em aviões comerciais”, contou o presidente da agência.
Baigorri explica que, durante a conversa, detalhou para Musk quais seriam os trâmite necessários nesse tipo de situação, como uma outorga de SLP (Serviço Limitado Privado).
O serviço já existe em voos domésticos nos Estados Unidos e também em voo internacionais da Hawaiian Airlines para a Oceania e Ásia. A Starlink fechou um acordo com a companhia no mês passado.
Na reunião feita no interior do estado de São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro declarou que o bilionário poderia “estar preocupado consigo próprio”, mas que decidiu, em ato de altruísmo, viajar o mundo em defesa do que o governante brasileiro entende ser a “liberdade”.