No último trimestre de 2022, assinantes da Netflix poderão ter acesso a um plano mais barato de plataforma, incluindo anúncios nas reproduções.
Conforme informações divulgadas pelo The New York Times nesta terça-feira (10), o planejamento foi acelerado pelos executivos da empresa, que estavam prevendo disponibilizar as novidades somente nos próximos anos.
Através de documentos internos que circularam entre funcionários da empresa, a decisão foi feita com base no crescimento de concorrentes da Netflix, como HBO Max e Hulu, que se mantiveram fortes mesmo com as interfaces mostrando informes publicitários.
Além das novas contas com anúncios, a companhia também começará a dificultar o compartilhamento de senhas entre pessoas no final de 2022. Para isso, oferecerá um plano específico para quem pretende dividir a conta com amigos e familiares.
Durante uma teleconferência de resultados da empresa feita no mês passado, Greg Peters, diretor de operações da Netflix, disse:
“Não estamos tentando encerrar esse compartilhamento, mas vamos pedir que você pague um pouco mais para poder compartilhar com ela”
Em abril deste ano, a plataforma declarou ter registrado uma perda de 200 mil assinantes no primeiro trimestre de 2022 (na comparação com o quarto trimestre de 2021), simbolizando a queda mais expressiva em dez anos.
E para os próximos meses, a empresa projetou a perda de mais 2 milhões de usuários.