A Eve Air Mobility, uma das empresas da Embraer, publicou nesta quarta (4) Conceito de Operações (CONOPS) para o mercado futuro de Mobilidade Aérea Urbana (UAM na sigla em inglês) no Rio de Janeiro.
Considerado como pioneiro no Brasil, o documento inclui dados e análises que demonstram a visão, pontos de atenção, necessidades operacionais do eVTOL (abreviação de electric vertical take-off and landing), jornada do usuário e de serviços e suporte.
Além disso, também inclui as diretrizes que permitirão o uso de sua aeronave elétrica, também conhecida como “carro voador”, na capital fluminense.
O CONOPS foi desenvolvido através de uma cooperação entre onze parceiros estratégicos e entidades governamentais, como a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral).
Do grupo Embraer, também participaram o Beacon, plataforma que conecta o ecossistema de serviços de manutenção aeronáutica, e a Atech, responsável pelo controle e gestão de tráfego aéreo (civil e militar).
“Este documento, concebido de forma colaborativa, traz um melhor entendimento das características e desafios desta modalidade de transporte e informações para que o ecossistema possa não só se adaptar, mas também se desenvolver com soluções que irão garantir uma expansão de forma segura e sustentável”
declarou Luiz Mauad, vice-presidente de Serviços e Operações de Frota da Eve.
O processo que resultou na publicação oficial do documento contou com um período de operações de voo realizados em novembro de 2021, conectando a Barra da Tijuca, bairro na zona oeste da cidade, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, também conhecido como Galeão.
Neste procedimento, houve a simulação do ecossistema UAM (referente ao carro voador) com o uso de um helicóptero.
A participação a comunidade ocorreu através da compra de passagens por preço acessíveis, garantindo a presença em um dos seis voos diários realizados ao longo de um mês.
O documento na íntegra está disponível no site da Eve, com possibilidade de envio de sugestões e comentários para [email protected].