Dados da consultoria SimilarWeb, divulgados pelo Itaú BBA, apontam que, entre os dias 11 e 31 de janeiro de 2023, o tráfego do site da Americanas caiu 57%. Portanto, o rombo de R$20 bilhões dá sinais que afetou a confiança dos consumidores em relação à marca.
O período analisado pela consultoria com a divulgação das “inconsistências contábeis”, o pedido da recuperação judicial e a revelação das dívidas bilionárias da empresa. Em comparação com o mesmo intervalo de 2022, o resultado é 56% menor.
De acordo com os analistas, a revelação dos problemas financeiros da Americanas apenas agravou a perda de tráfego do site. Entre os dias 1º e 11 de janeiro, a página já apresentava uma queda de 36% no número de visitas.
Então, ao final de janeiro de 2023, a Americanas teve uma queda total de 49% no acesso ao canal digital. Além disso, a participação da empresa em relação ao tráfego geral de sites de comércio eletrônico reduziu de 12% para 6% no mesmo período.
O site da Americanas representou 48,5% da receita bruta total da empresa no 3º trimestre de 2022.
“Combinado com o fluxo negativo de notícias, a redução de investimentos pode ter sido responsável pela queda no tráfego durante o período e pode afetar o crescimento das visitas”, aponta o documento da SimilarWeb.
O relatório finaliza dizendo que a queda no tráfego da Americanas beneficiou os concorrentes Magazine Luiza e Amazon. As duas empresas tiveram aumento de 20% e 41%, respectivamente, durante o mês de janeiro de 2023.
Os analistas avaliaram que as páginas das duas companhias parecem estar bem posicionadas para capturar a parcela da Americanas no tráfego total. Contudo, é necessário aguardar os resultados dos próximos meses.
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