Um levantamento realizado pela All in, empresa de tecnologia que oferece um conjunto de soluções de DXP (Digital Experience Platform), mostra que 61% das pessoas pretendem fazer alguma compra durante a Black Friday.
O estudo, feito em parceria com a Opinion Box e Americanas Advertising, indica que outras 24% ainda não decidiram sobre a data.
Neste ano, a Black Friday ocorrerá em 25 de novembro, mas com um desafio a mais: acontece um dia após o Brasil enfrentar a Sérvia pela Copa do Mundo do Catar. Portanto, as atenções estarão divididas, o que exige ainda mais o empenho e dedicação de lojistas para atrair clientes.
Entre os que não pretendem comprar, 27% disseram que mudariam de ideia se tivessem dinheiro, 23% se encontrassem uma oferta que valesse a pena e 16% se tivessem um bom cupom de desconto. Para Flávio Njis, diretor-geral da All in, o segredo está aí.
“Fica claro para a gente, como podemos atrair clientes e incrementar as vendas. É importante que as pessoas sintam que estão realmente fazendo um bom negócio, tenham confiança em um ambiente seguro, com descontos reais. Além disso, controlar o frete também é muito importante para não assustar ou frustrar quem está quase finalizando uma compra. Tem que focar na experiência”, disse o executivo.
Perfil dos consumidores
Entre os que disseram que vão comprar algo na Black Friday, 50% apontaram que monitoram os preços nos meses anteriores.
Para 19%, a pesquisa dos produtos é feita durante a semana em que acontece a Black Friday. Outros 13% vão pesquisar cerca de 15 dias antes e 12%, um mês antes. Os canais mais utilizados para essa busca por ofertas são os marketplaces (47%), seguido por sites de lojas e marcas preferidas (42%), sites de pesquisa (40%) e sites comparadores de preços (36%).
As lojas físicas são apontadas por 24% dos consumidores com essa intenção, favorecendo estratégias Omnichannel para atrair ambos os públicos, com vantagens na retirada na loja, comunicações segmentadas para determinado público de acordo com o histórico de compra (físico e digital) e produtos que eles têm mais interesse.
“Além disso, a pesquisa mostra que confiança e boas avaliações fazem os clientes gostarem tanto de marketplace. Dessa forma, além de boas campanhas em sites, plugins, e-mails ou Whatsapp para atrair o consumidor, é importante que as informações sobre os produtos, troca e devolução e meios de pagamento sejam transparentes e detalhadas, garantindo proximidade e essa grande confiança com o consumidor”, explicou Flávio.
No total, a pesquisa da All in ouviu 1123 consumidores brasileiros, entre os dias 12 e 17 de outubro de 2022, respeitando as proporções de sexo, idade, renda mensal e distribuição geográfica. O nível de confiança do estudo é de 95%, com uma margem de erro de 2.9 pontos percentuais.
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