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Com queda na receita de publicidade, TikTok faz reestruturação nos EUA

Como tentativa de driblar a desaceleração da economia do país e a queda da receita com publicidade
digital, o TikTok está passando por uma grande reestruturação nos Estados Unidos, que é o maior mercado da plataforma no momento.

A reorganização fará com que a gerente geral na América do Norte, Sandie Hawkins – que supervisiona as operações comerciais, vendas e marketing em toda a região– , seja transferida para a liderança da TikTok Shop, canal de comércio eletrônico do aplicativo, nos EUA. A informação foi confirmada por cinco pessoas com conhecimento das mudanças.

A mudança de Hawkins foi anunciada internamente na última segunda-feira (7), durante uma reunião
liderada por Blake Chandlee, executivo em Austin, no Texas, que supervisiona soluções de negócios globais. Será Chandlee que assumirá o papel de Hawkins interinamente.

“Sob a liderança [de Hawkins], a equipe se tornou um participante significativo no espaço de anúncios digitais, e ela sempre defendeu sua equipe e seus clientes, o que nos tornou uma empresa melhor. Ela será uma parceira valiosa, à medida que [o comércio eletrônico] torna-se uma parte crítica das necessidades de nossos clientes e o TikTok se baseia em muitos dos comportamentos nativos que já vemos na plataforma.”, disse Chandlee em nota à equipe na segunda.

Além da transferência de Hawkins, a reestruturação inclui a demissão de cerca de 20 gerentes seniores e a formação de uma nova liderança, segundo três fontes. Em geral, o número de funcionários nos EUA aumentou no ano passado.

A revisão na empresa sugere que o TikTok, em rápido crescimento, não está imune à desaceleração da publicidade digital que causou o colapso das ações da controladora do Facebook, Meta, e da Snap, dona do Snapchat, no ano passado.

Projeções da eMarketer mostram que anunciantes nos EUA devem gastar US$ 65,3 bilhões em redes sociais neste ano, um aumento anual de apenas 3,6% – dez vezes mais lento que o registrado em 2021.

Acordo com a Casa Branca

Paralelamente, a empresa finaliza um acordo com a Casa Branca, que levantou preocupações de que as ligações do aplicativo com sua controladora chinesa, a ByteDance, possam representar um risco de segurança.

O acordo permitiria continuar operando, mas colocaria limites sobre como os dados de usuários dos EUA são armazenados.

O TikTok afirma que o acesso aos dados para funcionários em todo o mundo, incluindo engenheiros na China, é limitado e estritamente controlado.

Mais sobre a reestruturação

Outras duas fontes com conhecimento da mudança disseram que o TikTok planejava substituir Hawkins permanentemente por Sameer Singh, chefe de operações na ÁsiaPacífico do TikTok desde julho de 2021. Singh ingressou originalmente na ByteDance em agosto de 2019.

A nomeação de Singh pode ser oficializada ainda neste mês, porém, como ele mora na Índia, precisa de um visto de trabalho que pode demorar até janeiro para ser emitido.

Em entevista ao Financial Times, o TikTok declarou que está considerando vários candidatos, incluindo Singh.

Com a pressão sobre o setor de publicidade digital, empresas como Meta, Snapchat e TikTok estão experimentando novos formatos, incluindo jogos e compras ao vivo.

O TikTok Shop é um novo recurso lançado no Reino Unido no ano passado, onde os usuários podem comprar produtos de vídeos e transmissões ao vivo no aplicativo. A empresa planeja se expandir na América do Norte, Espanha, Irlanda e Brasil nos próximos meses.

O TikTok afirmou que está expandindo o comércio eletrônico para os EUA e continua avaliando a expansão internacional.

Este canal de compras já está disponível no sudeste da Ásia, onde teve sucesso com os usuários, especialmente na Indonésia.

Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]

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