O grupo GPA, dono da bandeira Pão de Açúcar, anunciou na última quinta (21) que, durante o terceiro trimestre, teve uma receita bruta no Brasil de R$4,3 bilhões. O crescimento no conceito mesmas lojas ante mesmo período de 2021 foi de 6,6%.
O dado exclui as vendas dos postos de combustíveis das operações brasileiras. Com eles, as vendas do período somaram R$4,6 bilhões e as vendas mesmas lojas apresentaram evolução de 3,8%.
No total do grupo, que também controla o sul-americano Éxito, as vendas brutas do terceiro trimestre atingiram R$11,5 bilhões, crescimento anual de 9,5% e evolução de 13,3% – considerando apenas as lojas abertas há mais de 12 meses.
No período em questão, o GPA concluiu 23 conversões das lojas de Extra hipermercado para 13 lojas no formato Pão de Açúcar, 8 para Mercado Extra e 2 para a bandeira Compre Bem.
Em outubro de 2021, a companhia abandonou o segmento de hipermercados, em meio a um cenário desafiador para um formato que enfrenta competição crescente do atacarejo e da queda do poder de compra da população com a inflação.
A maior parte das lojas da bandeira Extra foi vendidas ao Assaí, também controlado pelo francês Casino, que divulgou na quinta-feira lucro de terceiro trimestre acima do esperado.
Além das conversões, o GPA inaugurou seis novas lojas de proximidade da bandeira Minuto e uma Pão de Açúcar, somando 33 novos pontos de venda em 2022, “em linha com nosso plano de expansão”.
As vendas mesmas lojas do Pão de Açúcar subiram 5,5%, “impulsionadas pelo maior fluxo de clientes nas lojas e a retomada do volume nas vendas”, afirmou o GPA. Nos formatos de proximidade, a expansão foi de 21,7%, impulsionada em parte por parcerias com aplicativos de entrega de encomendas.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]