Nesta quinta-feira (27), a Uber anunciou novas ferramentas de segurança para motoristas e passageiros, como a habilitação de câmeras dos celulares como uma dash cam para registrar áudio e vídeo das viagens
Disponível inicialmente no Brasil e nos EUA, a novidade se assemelha à função U-Áudio, lançada em 2022.
Nomeada de “Record My Ride” – ou “Grave Minha Corrida”, em tradução literal – a ferramenta estará disponível, ainda em fase de testes, nas cidades de Santos (SP) e João Pessoa (PB). Já nos Estados Unidos, ela poderá ser utilizada em Cincinnati, Louisville e Nova York.
O uso da gravação de áudio e vídeo durante as corridas com a Uber é opcional e os passageiros serão notificados sobre a ativação da ferramenta. A ideia da empresa é escalar a funcionalidade de segurança sem elevar os custos, já que o smartphone é um dispositivo já em uso durante as viagens.
Porém, a Uber reforça que as gravações são salvas nos próprios celulares e são criptografadas. Dessa forma, os motoristas parceiros poderão fazer gravações durante as viagens, mas não poderão acessá-las.
Os arquivos podem ser enviados à equipe de atendimento da Uber para analisar o material, caso seja reportado um incidente de segurança.
Com o arquivo enviado, o motorista poderá abrir uma reclamação, enquanto somente a própria companhia terá acesso ao conteúdo registrado. Caso sejam abertas investigações, o material também poderá ser compartilhado com as autoridades, conforme prevê as leis locais.
Os motoristas parceiros da Uber poderão utilizar a câmera frontal do seu smartphone para gravar as imagens das corridas.
Segundo Andi Pimentel Dunn, Product Manager da Uber: “Gravar as corridas pode trazer mais segurança durante as viagens, pois muda o comportamento”.
Ao solicitar a opção de gravar uma viagem, o passageiro será notificado pelo aplicativo. O início de uma gravação acontecerá quando o motorista estiver próximo do local de partida da viagem, e será finalizada pouco após o encerramento da corrida.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]