A partir da última segunda-feira (16) a Uber confirmou o lançamento de um projeto piloto nos Estados Unidos que testará a entrega de alimentos utilizando veículos autônomos e totalmente elétricos.
Os testes começaram em Santa Monica e West Hollywood, duas cidades do estado da Califórnia. As entregas estão sendo feitas com veículos da Motional – companhia criada para incluir empreendimentos de Hyundai e Aptiv no setor.
De acordo com a Uber, consumidores das respectivas cidades que prefiram por entregas com motoristas humanos podem optar por não participar dos testes.
A companhia também revelou que, juntamente com a testagem de automóveis autônomos realizando as entregas de alimentos, irá experimentar um serviço inteligente.
Desenvolvido pela Serve Robotics, startup que pertence à Uber desde 2020, o serviço consistirá em um robô que fará “entregas de curta distância e com retiradas facilitadas”.
O robô será aplicado ao sistema do carros do modelo IONIQ 5 da Motional, que possuem um compartimento no banco de trás para que o funcionário do restaurante posicione o pacote.
Para retirar o pedido, basta o consumidor digitar um código quando o carro estacionar.
Até o momento, a Uber diz que fará os teste de forma pontual e de baixa escala, até que a tecnologia e a plataforma estejam plenamente desenvolvidas.
Porém, questões regulatórias precisam ainda ser resolvidas, como novas taxas para uso de veículos autônomos, já que não há entregadores humanos envolvidos.