A montadora Toyota anunciou ontem (23), em Tóquio, que fará o recall de 2,7 mil unidades do seu primeiro veículo elétrico, o SUV bZ4X.
Já distribuído para diversos países ao redor do mundo, o veículo apresenta o risco de as rodas se soltarem, segundo a Toyota. As curvas fechadas e frenagens abruptas podem fazer com que um parafuso do cubo dos veículos se solte, com chances de as rodas saírem.
O recall do bZ4X ocorre a menos de dois meses do seu lançamento no mercado doméstico, embora destinado apenas a locação. A unidade da empresa que ofereceria os arrendamentos, a Kinto, optou por cancelar os eventos promocionais de test-drives agendados em três cidades japonesas, por medida de segurança.
A esses 2,7 mil veículos serão acrescidas mais 2,6 mil unidades com o mesmo problema. Trata-se do Solterra, também um SUV elétrico, que foi desenvolvido pela Subaru em parceria com a Toyota.
A maior parte dos veículos tinha revendedores como destino, e nenhuma unidade foi entregue a clientes nos EUA, afirmou um porta-voz à Reuters. Os Solterras recolhidos no Japão também não se destinavam a clientes, mas apenas a eventos de exibição e test-drives.
A agência reguladora do Japão recomendou, em ambos os casos, que os motoristas não usem os veículos, até que uma medida de reparo mais “permanente” seja implantada.
Do total de carros vendidos, 2,2 mil foram exportados para a Europa, 260 para os EUA, 10 para o Canadá e 110 permaneceram no Japão, de acordo com a documentação apresentada pela Toyota ao Ministério dos Transportes do Japão,