Na última segunda-feira (30), a AMD Frontier anunciou que o supercomputador Frontier, lançado em 2019 com tecnologia AMD, se tornou o primeiro a quebrar a barreira Exascale, alcançando a marca de 1,1 exaflops durante um teste Linpack FP64.
Operado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, o supercomputador Frontier está instalado no Oak Ridge National Laboratory (ORNL), contando com 9.408 processadores AMD Trento com 64 núcleos.
Dessa forma, o desempenho atingido faz com que o computador assuma o posto de ser o supercomputador mais rápido do mundo. Em comparação com o antigo líder do ranking Top 500, o AMD Frontier teve mais do que o dobro em desempenho.
A empresa disse que o equipamento é capaz de oferecer até 1,69 exaflops em desempenho máximo, podendo chegar a 2 exaflops após alguns ajustes – considerando que um exaflop equivale a 1 quintilhão de operações de ponto flutuante por segundo.
Sobre os detalhes do computador, a AMD informou que a máquina equipada com CPUs AMD EPYC de 3ª geração também possui o sistema de inteligência artificial mais rápido do planeta, com 6,88 exaflops no benchmark HPL-AI.
Com isso, a máquina conquistou outra liderança, só que na lista Green 500, apresentando a arquitetura mais eficiente em termos energéticos, oferecendo 62,68 gigaflops/watt.
O modelo deve começar a ser utilizado pela comunidade científica até o final do ano, mas, espera-se que um forte concorrente chegue em 2023, que no caso será o Intel Aurora, com 2 exaplops de desempenho.