A partir desta terça-feira (7), os usuários do aplicativo de mensagens WhatsApp terão acesso a cinco novos recursos no “status”. De acordo com o app, esse “pacote” de atualização traz novas maneiras de publicar no aplicativo e também de aproximar os contatos mais próximos, como amigos e familiares.
Algumas das novidades anunciadas hoje pelo WhatsApp já vinham sendo testadas em versões beta do aplicativo. A empresa disse que elas serão lançadas globalmente para todos os usuários “nas próximas semanas”.
Entre as novidades do WhatsApp, há um “seletor de público” bem parecido com a função “melhores amigos” do Instagram.
Com a ferramenta, o usuário consegue escolher quais contatos poderão ver as publicações de status. Nas configurações de privacidade, será possível escolher amigos e familiares mais próximos em cada status que for adicionado.
Essa seleção é salva como padrão, mas também poderá ser atualizada sempre que o usuário optar.
As configurações do aplicativo incluem as seguintes opções de quem poderá ver um status:
- Meu contatos: todos os contatos da sua lista;
- Meus contatos, exceto…: apenas contatos, mas com uma lista de pessoas impedidas de visualizar as publicações;
- Compartilhar somente com…: uma lista selecionada pelo próprio usuário de quem poderá ver as atualizações de status.
Outra ferramenta disponibilizada foi os círculos de status no perfil. Com isso, os contatos mais próximos ganham um círculo em volta da foto de perfil para diferenciá-los. Esse recurso visual “ficará visível nas listas de conversas e de participantes de grupos, assim como nas informações de contato”.
A ferramenta para publicar áudios de até 30 segundos no status do aplicativo também foi liberada. Desde pelo menos julho do ano passado, o WhatsApp vinha testando esse recurso.
O app também lançou as prévias de links no status. Com isso, ao publicar um link no status, uma prévia visual do conteúdo será exibida da mesma forma que ocorre com as mensagens tradicionais.
Além disso, o aplicativo agora conta com reações aos status publicados. A empresa afirmou que esse era o recurso que os usuários mais queriam após o lançamento das Reações no ano passado.
Para reagir a um status, basta tocar no botão “Responder”.
As reações contam com somente oito emojis disponíveis. No entanto, como aconteceu com as mensagens, a quantidade pode aumentar no futuro. Além de emojis, é possível reagir a um status.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]