Na última quarta-feira (27), o site oficial do Orkut foi reativado e seu fundador, o engenheiro turco Orkut Buyukkokten, deixou uma mensagem na qual afirmava estar construindo algo novo.
“Eu sou um otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”.
Publicado em inglês e português, o anúncio de Buyukkokten fez que o possível retorno do Orkut se tornasse um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nesta quinta-feira (28), de acordo com dados do Google Trends.
Bom dia só p quem é do tempo do Orkut onde todo mundo era amigo e o mundo era mais feliz
— Peter Jordan (@peterjordan100) April 28, 2022
“The best social network is the one that enriches your life but that doesn’t manipulate it. I want you to be able to be your true self, online and off.”
— Jomário Gama (@JomarioGama) April 28, 2022
O Orkut vem com tudo. Volta com tudo, melhor dizendo.
Como apenas o domínio Orkut.com está ativado, ainda não é possível fazer login na rede social ou criar uma nova contar. A única forma de interação é encontrada ao final do comunidado postado pelo fundador, na qual é possível registrar um endereço de e-mail para receber atualizações sobre o novo projeto.
Além disso, não é possível recuperar as fotos salvas no Orkut, já que o Google, dono da rede social, encerrou o site em 2014 e permitiu o download das imagens até setembro de 2016. Aqueles que não realizaram o procedimento até o prazo determinado perderam os arquivos permanentemente.