O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, reconhecido internacionalmente por sua estética preto e branco, lançará uma coleção de NFTs (tokens não fungíveis), por meio de uma iniciativa desenvolvida em parceria com a tradicional casa de leilões inglesa Sotheby’s.
Nomeada como “Sebastião Salgado: Amazônia”, a coleção reunirá fotografias registradas por Salgado em mais de uma década de expedições à floresta amazônica. A coleção é composta de um único curta-metragem em NFT, com áudio original e a representação de 102 povos indígenas, intitulado “A Árvore da Vida”.
Juntamente terão edições limitadas de 5.000 NFTs baseados em fotos exclusivas, cuja seleção foi realizada a partir de um trabalho de curadoria sobre o acervo de Salgado por um período de cinco meses.
Os 5.000 NFTs estão divididos em 10 categorias temáticas diferentes que oferecem um panorama dos aspectos humanos e geográficos da região, desde os povos indígenas Yanomamis, Marubos, Yawanawás e Suruwahás, passando por tempestades tropicais, vistas aéreas e terrestres de florestas e de rios, montanhas e mesmo até fotografias do Parque Nacional Anavilhanas, formado por um arquipélago de ilhas de diferentes formatos no curso do Rio Negro.
O leilão está programado para ter início na quarta-feira (12). Os compradores receberão aleatoriamente uma das 5.000 fotografias únicas disponibilizadas pela Sotheby’s, que não serão reveladas imediatamente no momento da aquisição dos NFTs, mas somente três dias após o encerramento do processo de mintagem dos tokens não fungíveis disponibilizados no leilão.
O lançamento da coleção será feito na blockchain da Ethereum.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]