Uma pesquisa feita por Felix Krause, pesquisador de privacidade e ex-engenheiro do Google mostrou que o navegador da web embutido no aplicativo TikTok pode rastrear todas as teclas digitadas por seus usuários.
O estudo vem a público bem no momento em que o aplicativo de vídeo de propriedade chinesa enfrenta preocupações de legisladores americanos sobre como trata as informações coletadas.
Apesar de Krause não ter mostrado como o TikTok usa o recurso, que está embutido no navegador do aplicativo que aparece quando alguém clica em um link externo, o pesquisador disse que o fato é preocupante, já que simboliza que o TikTok tem uma funcionalidade integrada para rastrear os hábitos online dos usuários.
O pesquisador responsável pelo estudo explicou que não conseguiu verificar se a digitação era rastreada ativamente e se essas informações eram enviadas para o TikTok.
Krause disse que realizou a pesquisa no TikTok apenas no sistema operacional iOS da Apple e observou que o rastreamento de digitação ocorria apenas no navegador do aplicativo.
A coleta de informações sobre o que as pessoas digitam em seus telefones enquanto visitam sites externos, o que pode revelar números de cartão de crédito e senhas, geralmente está atrelada a um recurso de malware e outras ferramentas de hacking.
Com base nas descobertas de Krause, a maneira como o navegador personalizado do aplicativo TikTok monitora as teclas digitadas é problemática, pois o usuário pode inserir dados confidenciais, como credenciais de login em sites externos
disse Jane Manchun Wong, engenheira de software independente e pesquisadora de segurança que estuda novos recursos em aplicativos
Wong acredita que o navegador do TikTok pode “extrair informações das sessões de navegação externas dos usuários, o que alguns consideram excessivo”.
Como resposta, o TikTok disse em comunicado que o relatório de Krause é “incorreto e enganoso” e que o recurso é usado para “depuração, solução de problemas e monitoramento de desempenho”.
Ao contrário das acusações do relatório, não coletamos digitação ou inserção de texto por meio desse código
afirmou a rede social
Em entrevista à CNN em julho, Michael Beckerman, executivo de políticas do TikTok, negou que a empresa registre a digitação dos usuários, mas reconheceu que monitora seus padrões, como frequência de digitação, para se proteger contra fraudes.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]