No dia 26 de agosto, a banda britânica Muse lançará seu novo álbum de estúdio inteiramente em formato NFT, o primeiro do tipo a a entrar para as paradas do Reino Unido e da Austrália.
“Will of the People” será lançado via Serenade, a plataforma “sustentável” que ajuda artistas a capitalizarem com NFTs.
O Muse sempre teve um grande apetite pela inovação e ultrapassar os limites de como apresentam sua música aos fãs, então usar essa tecnologia para elevar a experiência do novo álbum deles fez muito sentido
explicou Max Shand, CEO da Serenade
Em 2020, o Muse também trabalhou com o projeto NFT CryptoKitties, do Dapper Labs, para criar colecionáveis digitais.
A plataforma da Serenade utiliza a solução de segunda camada Polygon para emitir os NFTs. A empresa chamou o mecanismo proof of stake (ou PoS) “bem mais eficiente” do que o atual algoritmo de consenso proof of work (ou PoW) do Ethereum.
Todos os NFTs no Serenade são emitidos na [chain] Polygon, porque valorizamos sua acessibilidade e seu respeito pelo meio ambiente. Na Serenade, arcamos com as taxas de gas em nome de todos os usuários — artistas e fãs — porque queremos replicar a experiência constante com as quais os usuários atuais estão acostumados e a Polygon nos permite fazer isso em grande escala.
disse o CEO
Um dos principais recursos é que a plataforma não exige que usuários criem uma carteira cripto antes de adquirirem NFTs e as pessoas podem usar cartões de débito e crédito para adquirir NFTs no site. Além disso, usuários podem usar suas carteiras existentes de Bitcoin ou Ethereum ligadas à Coinbase.
Shand pontua que quando um fã se cadastra na Serenade, a plataforma automaticamente cria uma carteira digital em seu nome usando Web3Auth, uma solução de autenticação para infraestrutura Web3.
A autorização de que álbuns NFT entrassem para as paradas do Reino Unido, por parte da Official Charts Company (ou OCC), ocorreu em abril deste ano, quando a banda de indie rock The Amazons lançou um box digital NFTs, limitado a 100 cópias.
Neste caso, em vez de ser um lançamento isolado, possuía conteúdo NFT na forma de fotos animadas anteriormente não lançadas e tiradas em um momento fundamental no passado da banda.
O lançamento do Muse está limitado a 1 mil cópias globais e terá tanto um formato NFT como um de edição limitada, de acordo com o jornal britânico The Guardian.
Os fãs poderão adquirir a versão disponível por £ 20 (ou US$ 24,50), podendo fazer download do álbum, como arquivos .FLAC em alta definição contendo assinaturas digitais dos membros do Muse. Juntamente, cada um dos mil compradores terão seus nomes permanentemente listados no rol de adquirentes.