No início da semana, após diversos cancelamentos, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) anunciou as novas datas previstas para as próximas tentativas de lançamento da missão Artemis I.
A NASA também declarou que realizará um teste de demonstração criogênica do foguete Space Launch System (SLS).
Enquanto o teste de demonstração será realizado no dia 21 de setembro, um possível próximo lançamento está marcado para acontecer no dia 27 do mesmo mês. Mas, a empresa também abriu uma janela de lançamento no dia 2 de outubro, caso ocorra outro problema.
Na semana passada, NASA tentou realizar o lançamento da Artemis I por duas vezes no Kennedy Space Center (KSC), na Flórida. Segundo as informações divulgadas, o foguete estava com um vazamento de hidrogênio, além de outros problemas.
No dia 27 de setembro, a janela de lançamento de 70 minutos abre às 12h37 (horário de Brasília), e o desembarque será em 5 de novembro.
Já em 2 de outubro – caso for necessário – a janela de lançamento de 109 minutos abre às 13h52 (horário de Brasília, e o desembarque está marcado em 11 de novembro (data em revisão).
Após os problemas encontrados nas últimas tentativas de lançamento, as equipes da missão realizaram o reparo do vazamento e também devem realizar testes em condições ambientais durante a demonstração do tanque criogênico.
A demonstração permitirá que as equipes confirmem que o vazamento de hidrogênio foi reparado, avaliem os procedimentos atualizados de carregamento de propulsores projetados para reduzir o estresse térmico e relacionado à pressão no sistema, realizem um teste de sangramento inicial e avaliem os procedimentos de pré-pressurização.
diz a nota oficial da NASA
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]