Nesta quinta-feira (14), o Laboratório de Inovações Financeiras Tecnológicas (LIFT Learning) do Banco Central brasileiro começou a disponibilizar o conteúdo de seu curso online gratuito sobre Finanças Descentralizadas (DeFi).
A primeira vídeo-aula já está disponível no canal oficial do Instituto Brasileiro de Finanças Digitais. A matéria aborda as diferenças entre DeFi, CeFi e TradiFi, e é ministrada pela professora Rafaella Baraldo.
De acordo com o laboratório, o objetivo do curso é dar as ferramentas básicas para os alunos entenderem o que é DeFi de uma forma técnica e precisa, e ter uma visão clara do motivo pelo qual esse ecossistema tem atraído investimentos vultuosos de venture capital.
A primeira parte focará em apresentar a infraestrutura que se forma por trás do ecossistema. Então, explicará temas como blockchain e os contratos inteligentes (smart contracts), e também um pouco da história de como essas tecnologias surgiram e o que se pode construir em cima delas.
A segunda – e maior – parte oferecerá o aprendizado de solidity (linguagem de programação dos smart contracts) e dos componentes básicos de DeFi / Web3 por meio de aulas práticas, nas quais os alunos aprenderão a programar tokens, DAOs, NFTs, flashloans, entre outros tópicos do mercado.
Ao final do curso, os alunos desenvolverão um projeto usando os smart contracts (Solidity), que servirá como portfólio para continuar a jornada nesse espaço.
Os melhores projetos receberão em outubro bolsas para desenvolvimento financiadas pelo Mercado Bitcoin