Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Bain & Company, empresa de consultoria de gestão, os gamers mais jovens gastam mais tempo e dinheiro em jogos do metaverso do que os mais velhos.
A pesquisa apontou para uma mudança de comportamento entre a geração de gamers entre 13 e 17 anos em relação aos gamers acima desta faixa etária, entre 18 e 34 anos.
Com dados de países como Japão, Coreia do Sul, China, EUA e Brasil, o estudo mostrou que 50% dos jovens entre 13 e 17 anos preferem passar mais tempo com os amigos em jogos, percentual que cai para 42% entre os mais velhos.
No caso dos gamers entre 18 e 34 anos que frequentam o metaverso, 53% deles preferem uma casa de férias a uma ilha exótica no mundo virtual.
Conforme a Bain, além de adotarem o estilo de jogos de metaverso mais rapidamente, os jogadores mais jovens são mais propensos a acreditar que passarão mais tempo em ambientes virtuais e imersivos que se sobrepõem ao mundo físico.
Esta parcela de jogadores – que equivale a 56% dos entrevistados – acredita que o metaverso não é apenas um espaço para jogo e sim um local de sociabilização e participação de eventos.
Porém, os entrevistados mostraram preferência ao tipo de experiência que esperam encontrar no metaverso, onde valorizam ambientes imersivos, sociais, que permitam que os jogadores sejam criadores ativos e que estejam disponíveis em qualquer dispositivo.
A preferência dos entrevistados ficou da seguinte maneira:
- Recursos imersivos oferecidos pela plataforma: 51%
- Participação em outras atividades com os amigos: 47%
- Oportunidade de sociabilização: 46%
- Customização de avatares: 44%
Os mais jovens, em um percentual de 44%, também demonstraram mais interesse em fazem compras nos jogos, ante os 34% dos mais velhos.
O tempo de permanência online também é superior entre os jogadores entre 13 e 17 anos, que gastam em média 12,5 horas por semana nos games. A permanência semanal média é de 10,9 horas entre os jogadores entre 18 e 24 anos e de 10,5 horas entre os gamers de 25 a 34 anos.
Entre os gamers de 13 e 17 anos, as 12,5 horas semanais em que eles permanecem jogando ocupa a primeira colocação em relação ao tempo em que eles gastam, por exemplo, com as mídias sociais, shows de TV, criação de vídeos, música, leitura e filmes.
No quesito monetário, o levantamento revelou que os jogadores entre 13 e 17 anos gastam em média US$ 42 mês nos jogos de metaverso, valor que cai para US$ 28 entre os que têm entre 18 e 24 anos, e US$ 35 entre os que têm entre 25 e 34 anos.
A pesquisa apontou que “o surgimento de novos modelos de pagamento, como assinaturas mensais de bibliotecas de jogos (como Xbox Game Pass e Apple Arcade), juntamente com o domínio global de jogos gratuitos, melhoraram a receita média por usuário”, visto que 56% dos jogadores mais jovens disseram que se sentiam confortáveis em pagar para desbloquear recursos para melhorar o desempenho, enquanto os mais velhos demonstraram refração.
A faixa etária entre 13 e 17 anos também liderou a pesquisa no que diz respeito a jogar para competir com amigos, familiares e estranhos, enquanto os mais velhos se disseram pais propensos a jogar sozinhos.
Por sim, a demanda por recursos criativos, como a criação de minijogos, mostrou-se menos significativa à medida que 55% dos jogadores que pretendem aumentar o tempo nas plataformas de jogos não consideraram a personalização como algo essencial, e mesmo entre os jogadores ativos na realidade virtual e realidade aumentada, mais de 50% não consideraram a tecnologia como primordial.