Nesta semana, o Instagram começou oficialmente a testar seu novo Marketplace para criadores de conteúdo, que foi desenvolvido para facilitar o contato entre marcas e influenciadores.
Em comunicado oficial, a empresa diz que a novidade “faz parte do compromisso de tornar o Instagram o melhor lugar para os criadores ganharem a vida fazendo o que amam — ao mesmo tempo em que ajudamos as marcas a descobrir criadores com quem fazer parceria”
As marcas que usarem essa nova ferramenta do Instagram poderão filtrar os criadores por sexo, idade, número de seguidores e interesses, demografia do público engajado, entre outras opções.
As marcas que usarem essa nova ferramenta do Instagram poderão filtrar os criadores por sexo, idade, número de seguidores e interesses, demografia do público engajado, entre outras opções.
Por meio da guia “criadores interessados”, as marcas conseguirão ver quais influenciadores manifestaram interesse em fechar parceria, através de marcação das empresas em posts.
Depois que essa triagem é feita, as empresas podem usar o Instagram Marketplace para criar campanhas e compartilhá-las com os produtores de conteúdo. Informações disponíveis nessa etapa incluem resultados desejados e a compensação, por exemplo.
As mensagens enviadas aos criadores aparecerão em uma “Caixa de entrada de mensagens de parceria” exclusiva, que ajudará tanto as empresas quanto os influencers a organizar suas negociações via DM.
Atualmente, o Marketplace do Instagram está disponível apenas nos Estados Unidos. O uso dele também só será possível através de convite.
Essa nova ferramenta é bastante semelhante ao Creator Marketplace do TikTok, que tem praticamente a mesma função de juntar marcas e pessoas influentes dentro do aplicativo.
A Meta, que administra o Instagram, já se mostrou focada em competir com a concorrente, planejando mudanças em suas redes sociais com foco em mais dinamismo, sugestões de conteúdo abertas e vídeos curtos.