Na última segunda (18), o governo de Dubai (Emirados Árabes), anunciou o lançamento de uma estratégia para impulsionar a economia local e aumentar o número de empresas de blockchain na região.
A iniciativa, que foi denominada como “Estratégia Dubai do Metaverso”, prevê a criação de até 40 mil empregos e um adicional de US$ 4 bilhões no PIB da região.
No comunicado, o governo informa que a estratégia tem como objetivo transformar Dubai em uma das 10 principais economias do metaverso do mundo, bem como um centro global para a comunidade do espaço virtual.
Sua implementação reflete a visão ambiciosa do governo em transformar a região em uma capital global de tecnologias avançadas, “principalmente inteligência artificial e Web3”.
“Criar novos modelos de trabalho governamentais e desenvolvimento em setores vitais, incluindo turismo, educação, varejo, trabalho remoto, saúde e setor jurídico”
ressalta o comunicado veiculado pelo governo
Em seu perfil no Twitter, o príncipe herdeiro Hamdan bin Mohammed, disse que “Dubai é o lar de mais de mil empresas que operam no setor de metaverso e blockchain, o que contribui com US$ 500 milhões para nossa economia nacional”
We launched the Dubai Metaverse Strategy today, which aims to foster innovation in new technology. Dubai is home to over 1,000 companies operating in the metaverse and blockchain sector, which contributes $500 million to our national economy. pic.twitter.com/J1XRmd2ub3
— Hamdan bin Mohammed (@HamdanMohammed) July 18, 2022
Na nota, Hamdan afirmou que Dubai está fazendo grandes progressos para melhorar sua posição global em iniciativas focadas em blockchain e metaverso, enquanto investe criteriosamente em novos talentos, e agora com mais aceleradoras e incubadoras previstas na nova estratégia.
A adoção de novas tecnologias será um trampolim na visão de Dubai de usar tecnologias futuras para criar novos modelos de trabalho em setores vitais e aumentar o impacto do metaverso nas economias regionais e globais.
O ministro Omar bin Sultan Al Olama, responsável pelas secretarias que englobam as várias aŕeas de tecnologia, reiterou a importância de projetar o futuro com novas tecnologias digitais.
Conforme seus comentários, o metaverso pode impulsionar os esforços dos Emirados Árabes Unidos e de Dubai para fornecer soluções inovadoras, impactar positivamente a vida das pessoas e transformar a cidade em um dos centros mais inteligentes do mundo, oferecendo novas oportunidades econômicas.
Segundo orientações feitas pelo primeiro-ministro, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, as equipes do governo devem começar a desenvolver a Estratégia do Metaverso de Dubai em 60 dias.