O dia 10 de janeiro de 2023 marca o fim definitivo do suporte de atualizações para o Windows 8.1, segundo a Microsoft. Os usuários que ainda utilizam o sistema operacional serão avisados através de janelas pop-up a partir de julho deste ano.
De acordo com a empresa, os avisos serão similares aos utilizados para notificar os usuários do Windows 7 que o suporte ao sistema seria descontinuado
As atualizações de segurança deixarão de ser oferecidas, e nem mesmo haverá a possibilidade de que os usuários paguem atualizações estendidas com o Extended Security Update (ESU) para continuar usando a plataforma.
Na visão de especialistas, a decisão da Microsoft não é inesperada, visto que o Windows 8.1 foi uma tentativa frustrada da companhia para corrigir os erros do Windows 8.
O Windows 8.1 surgiu com uma interface que lembrava a de um smartphone, com um ar mais colorido e Menu Iniciar descentralizado. Porém, inúmeras críticas foram feitas e, embora uma base de usuários tenha se firmado, o projeto não conseguiu avançar com o público.
A meta da empresa era de implementar o sistema para os celulares da linha Lumia, equipados com o Windows Phone.