Por meio do desenvolvimento de pneus para veículos lunares, a Goodyear possivelmente participará do projeto Artemis, conduzido pela NASA. A iniciativa de um novo veículo lunar criado pela Lockheed Martin, empresa fabricante de produtos aeroespaciais, exigirá a criação de um novo tipo de pneu.
A Goodyear forneceu suporte durante o programa Apollo, da NASA, há 53 anos. Na época, sua participação mais famosa foi no desenvolvimento dos pneus metálicos usados nos rovers lunares usados nas Apollo 15, 16 e 17.
Agora, a Goodyear retornar ao ramo aeroespacial com a a criação de uma nova série de pneus especiais, para uso na superfície da Lua.
O modelo proposto é uma evolução do conceito da década de 1970, mas conta com inovações criadas para pneus sem ar, usados na Terra em com micromobilidade, ônibus autônomos e veículos de passageiros.
Para simular o solo lunar – que é composto basicamente por rochas e poeira – um campo de provas especial foi feito.
Nas missões Apollo os rovers foram construídos com o propósito de serem usados de forma limitada e dentro de um raio máximo de oito quilômetros do local de pouso, atingido nas explorações da Apollo 17.
Mas, nas futuras missões do projeto Artemis, os veículos percorrerão distâncias muito maiores em uma série de deslocamentos, inclusive de forma permanente como meio de transporte entre bases avançadas.
Para isso, novas capacidades de pneus ainda serão desenvolvidas para ganhar durabilidade de centenas ou milhares de quilômetros, além de ser capaz de ser usado em ambientes onde a temperatura noturna será abaixo de 120°C e temperaturas diurnas acima de 120°C.
“O programa Artemis da NASA [planeja] viver e trabalhar na Lua e tem uma clara necessidade de transporte na superfície lunar que pretendemos atender com veículos dirigidos por astronautas ou operados de forma autônoma”, explicou Kirk Shireman, vice-presidente de Campanhas de Exploração Lunar na Lockheed Martin.
Os pneus para a fase atual deverão ser uma versão aperfeiçoada do projeto original, usando uma malha metálica e materiais avançados na banda de rodagem, permitindo assim rodar com segurança e durabilidade em ambiente extremo.
A tecnologia, ainda, poderá ser aproveitada em futuros projetos para o mercado na Terra, permitindo pneus ainda mais duráveis e confiáveis.
“Tudo o que aprendemos com a construção de pneus para o ambiente operacional extremamente complexo na Lua nos ajudará a fazer melhores pneus sem ar na Terra. Isso contribuirá para nosso objetivo de permitir a mobilidade, não importa onde ela ocorra. Tão importante quanto isso, é uma honra escrever história com esta empresa de prestígio, que sabe como dar saltos gigantescos em exploração e mobilidade”, contou Chris Helsel, vice-presidente sênior de operações globais e diretor de tecnologia da Goodyear.
Entre em contato com a redação Money Crunch: [email protected]