Em uma série de e-mails enviados a desenvolvedores, a Apple declarou que em trinta dias, aplicativos e jogos sem atualizações recentes serão removidos da App Store, a loja oficial de aplicativos dos dispositivos com sistema operacional iOS.
Segundo os desenvolvedores contatados pela companhia, os jogos e apps que “não são atualizados há uma quantidade significativa de tempo” são aqueles não recebem updates há cerca de dois anos.
No comunicado, a Apple explicou que aqueles que já possuem os apps em questão baixados ou comprados não serão prejudicados. E para os desenvolvedores, haverá a possibilidade de manter a criação na plataforma com a condição de envio de um pedido para que o sistema aceita uma atualização com melhorias, modificações e correções no próximo mês.
Parte dos desenvolvedores não ficaram contentes com a nova política, como foi o caso de Robert Kabwe, da Protopop Games. Em seu perfil oficial do Twitter, Robert disse:
“Estou enjoado. A Apple acabou de me enviar um e-mail dizendo que estão removendo meu jogo gratuito Motivoto porque tem mais de 2 anos. Faz parte do sistema de melhoria de aplicativos deles. Isso não é legal. Jogos de console de 2000 ainda estão disponíveis para venda. Esta é uma barreira injusta para os desenvolvedores independentes.”
O mesmo sentimento foi expresso pela desenvolvedora Emilia Lazer-Walker, da Microsoft:
“Os jogos podem existir como objetos concluídos! Esses projetos gratuitos não são adequados para atualizações ou um modelo de serviço ao vivo, são obras de arte finalizadas de anos atrás.”
Nenhum cronograma oficial foi divulgado pela empresa até o momento.