Segundo um anúncio feito nesta terça (10) pela Apple, a marca iPod será oficialmente extinta. Com os últimos estoques dos modelos atualmente comercializados esgotados, a linha de reprodutores de música será encerrada definitivamente.
A Apple passará a integrar a experiência da marca iPod em outros produtos e serviços, desde smartphones até o alto-falante inteligente HomePod.
A versão mais recente do dispositivo foi lançada em maio de 2019, com um chip presente também em smartphones da marca (o A10) e capacidade para fazer videochamadas via FaceTime.
A 7ª geração do iPod touch conta com tela de 4 polegadas – no original, eram 2. O iPhone 13 Pro Max, o mais avançado da Apple atualmente, tem tela de 6,7 polegadas.
O histórico do iPod
A primeira versão iPod foi lançada há 20 anos, precisamente em 23 de outubro de 2001. Por combinar uma interface intuitiva com a biblioteca do iTunes, além de uma bateria de longa duração, o aparelho foi considerado como revolucionário no mercado de players de mp3.
O modelo contava com tinha duas opções de armazenamento: 5 GB e 10 GB – em comparação com os dias de hoje, a versão mais recente chega a ter 256 GB.
Parte da linha classificada como “classic” a partir de 2007, o design consistia em uma pequena tela e um botão circular.
As cinco versões principais foram:
- iPod classic: Foi o modelo mais conhecido. Recebeu seis gerações e chegou a ter 160 GB de armazenamento na última versão, lançada em 2007;
- iPod mini: ainda mais compacto, teve duas gerações, com a última lançada em 2005;
- iPod nano: substituiu a versão “mini”, com sete gerações e a última versão, de 2012, possui tela de 2,5 polegadas e 16 GB de armazenamento;
- iPod shuffle: teve quatro gerações, sendo o único a não ter tela e, como o nome indica, tocava músicas no modo aleatório;
- iPod touch: lançado em 2007, foi o primeiro com tela sensível ao toque, acabando com a necessidade do botão circular.